Presidente do TRE prevê eleições acirradas e Piauí pode contar com reforço de Pernambuco na segurança

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), Sebastião Ribeiro Martins, em entrevista nesta segunda-feira (1º), expressou preocupação com a possibilidade de violência política durante as eleições municipais, marcadas para ocorrer nos 224 municípios do estado. Por isso, além do contigente da Polícia Militar do Piauí, analisa a possibilidade de pedir reforço de forças de Pernambuco. As declarações foram dadas durante a posse do novo jurista do TRE, Daniel de Sousa Alves.

Segundo Sebastião Ribeiro, as eleições municipais tendem a ser as mais acirradas, o que aumenta a probabilidade de episódios em algumas localidades.

O desembargador informou que dia 18 de julho, o Comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Cristiano Pinto Sampaio, estará em Teresina para discutir o apoio logístico e operacional.

"O general Pinto garantiu que pode requisitar forças adicionais de Pernambuco, se necessário, para fortalecer a segurança no Piauí durante as eleições," afirmou Sebastião Ribeiro. "Além disso, contaremos com a indispensável presença da Polícia Militar do nosso estado. Em alguns casos específicos, já temos pedidos em andamento para requisitar a força federal."

Fake News 

Além da segurança física, o presidente TRE-PI também disse estar de olho em crimes que podem acontecer em ambiente virtual. Ele mencionou uma reunião com representantes do Meta, empresa proprietária de redes sociais, para assegurar que após decisão judicial, uma fake news seja imediatamente retirada do ar. 

“Recebemos a visita do representante Meta, Instagram, Facebook e WhatsApp, e garantiu que qualquer decisão judicial do TRE será cumprida imediatamente pelo escritório em São Paulo”, explicou.