"Disciplinas" de facção criminosa são presos suspeitos de ordenar ataque a policiais civis

A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (5) os dois suspeitos que estavam sendo procurados por efetuar disparos de arma de fogo contra policiais civis em 25 de junho. Francisco de Assis de Sousa Soares, conhecido como Rei do Nordeste, e Francisco Pablo de Sousa Viana, conhecido como Rei do Crime, se apresentaram na sede do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

Segundo o delegado Thiago Silva, da 3ª delegacia seccional de Teresina, os dois são "disciplinas" de uma facção criminosa e teriam ordenado o ataque aos agentes de segurança. 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

"Eles estavam foragidos, as equipes estavam em diligência, mas hoje eles se apresentaram na sede do Draco. Comprovadamente são membros de uma facção criminosa que tem um 'braço' no Nova Teresina. Exerciam o papel de disciplina e a ordem para atirar na viatura com os policiais, mesmo que de maneira indireta, partiu deles. A tese de investigação é que todos sabiam que se tratavam de policiais", explica o delegado. 

Os dois eram alvos da operação deflagrada por meio da 3ª Delegacia Seccional, na última quarta-feira (04). Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e quatro suspeitos foram presos na zona Norte de Teresina.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

De acordo com o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, os homens fazem parte de uma organização criminosa que atua na capital e se apresentaram, pois tinham conhecimento que estavam sendo procurados pelas forças de segurança do Piauí.  

“Eles sabiam que estavam com mandado de prisão em aberto, por isso se apresentaram na sede do Draco. Eles foram encaminhados para a Central de Flagrantes, amanhã para audiência de custódia e posteriormente para uma unidade prisional. Em breve a investigação será concluída, eles serão indiciados e irão responder por todos os crimes praticados”, pontuou Charles Pessoa.     .