Candidatos classificados no concurso da Semec protestam durante sorteio da prova didática

Fotos: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Candidatos classificados na prova didática do concurso da Secretaria Municipal de Educação (Semec) protestaram na manhã desta quinta-feira (11) contra o sorteio dos temas, realizado pela banca organizadora do certame Idecan. Ao Cidadeverde.com, diversos candidatos relataram o desconhecimento dos realizadores do sorteio aos ciclos do concurso, além de apontarem ambiguidades no edital e a falta de informação.

A banca Idecan prevê a publicação de um aditivo nas próximas horas. As provas didáticas do concurso da Semec começam a ser realizadas nesta sexta-feira (12).

Uma professora, que preferiu não se identificar, explicou que durante o sorteio funcionários da Idecan não souberam informar sobre o processo, o que gerou desgaste emocional aos concorrentes.

“A nossa principal dificuldade é fazer a interpretação do edital, porque em todas as etapas eles têm publicado documentos com ambiguidade. Não fica claro. Na etapa que estamos hoje, no momento que acabamos de viver aqui, não ficou claro se todos os candidatos deveriam estar presentes porque o edital dizia que o candidato teria acesso ao sorteio feito 24 horas antes. Os temas selecionados para prova didática, de cada um dos cargos, são temas que deixam a gente na incerteza do público que vamos apresentar. Isso provoca uma instabilidade emocional principalmente aos candidatos que vão fazer a prova nas próximas 24 horas”, explica a professora.

Diversos protestos foram direcionados especificamente ao sorteio. Os candidatos relataram que foram sorteados temas de nível superior para professores classificados para o ciclo 1, que darão aula para crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

“Hoje nós tivemos aqui o momento de um desgaste emocional muito grande, porque o representante da banca não soube nos dar as respostas, não soube direcionar e ficamos em uma situação vexatória e constrangedora porque estávamos nos humilhando por informação de qualidade que conseguisse pelo menos nos direcionar de uma forma assertiva e nós não tivemos”, relata a candidata.

Outro professor e candidato, que também preferiu não ser identificado, é um dos classificados para o ciclo 1. Ele relata que existe uma insegurança quando a continuidade do processo de seleção.

“O sentimento é de revolta e desvalorização da classe. Primeiro porque a gente não foi ouvido em nenhum momento. Tiveram diversas vezes que eles confundiram ciclo com ensino ou modalidade. Como é que uma pessoa que vai fazer a prova didática amanhã vai ter o mesmo tempo de uma pessoa que vai fazer a prova na próxima sexta-feira? A maneira como a banca está tratando os candidatos é uma falta de respeito. Esse sorteio não tem nenhum tipo de garantia de quem estava aqui. Não teve filmagem. Como vamos organizar um plano de aula que não contempla a modalidade?”, narra.

Idecan se manifesta

Em nota, a Idecan, afirma que o concurso da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) está totalmente regular.

"Em reunião com a comissão do concurso, todos concordaram que os processos cumprem fielmente o edital. Com relação à compatibilidade de nível educacional dos temas para as provas didáticas, a banca fez todas as retificações e atualizações necessárias em seu site nos últimos dias", informou.

Confira a nota na íntegra:

O Idecan afirma que o concurso da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) está totalmente regular. Em reunião com a comissão do concurso, todos concordaram que os processos cumprem fielmente o edital. 

Com relação à compatibilidade de nível educacional dos temas para as provas didáticas, a banca fez todas as retificações e atualizações necessárias em seu site nos últimos dias. Ao longo dos seus mais de 25 anos de atuação, o Idecan preza por qualidade, transparência e isonomia em todos os seus certames.

.

 

        Ver essa foto no Instagram                      

Uma publicação compartilhada por TV Cidade Verde (@tvcidadeverde)