Suspeito de tentar matar açougueiro a tiros é preso na zona Leste

Fotos: Polícia Civil 

Atualizada às 11h20

Ercílio de Carvalho, mais conhecido como Pepeu, de 36 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira (17), no bairro Cidade Leste, na zona leste de Teresina. Ele é suspeito de tentar matar a tiros um açougueiro na Avenida Zequinha Freire, no dia 13 de abril, além de constranger ilegalmente um mototaxista.

A investigação da 7ª Seccional apontou que Ercílio e sua companheira trafegavam pela avenida em um veículo quando o carro começou a liberar fumaça pelo capô. A mulher saiu do carro primeiro e se dirigiu a um mototaxista, pedindo que ele fizesse uma corrida para o casal. O trabalhador percebeu que a mulher estava armada e se recusou a fazer a corrida. A mulher então teria puxado a arma e apontado para o mototaxista.

Assustado, o homem deixou a moto cair. Irritado, o suspeito teria tomado a arma da companheira e desferido várias coronhadas na cabeça da vítima. Um comerciante da região percebeu a agressão e tentou ajudar o condutor da motocicleta, mas foi atingido por três disparos de arma de fogo, realizados por Ercílio. O açougueiro foi socorrido e encaminhado ao hospital com um disparo na mão e outros dois na perna que provocaram uma fratura no fêmur. 

Segundo o delegado Tales Gomes, da Diretoria de Operações Policiais (DEOP), a companheira de Ercílio de Carvalho, chegou a ser presa no dia do crime, mas foi solta após audiência de custódia. 

“A companheira dele, após os disparos, foi cercada pela população e presa no local. Ela foi entregue à polícia, que a apresentou na Central de Flagrantes. Ela foi autuada pela tentativa de homicídio e pelo constrangimento ilegal, mas foi solta no dia seguinte, durante a audiência de custódia. Houve um entendimento de que ela poderia responder em liberdade. Ercílio estava foragido desde a época do crime, sendo preso hoje”, disse o delegado. 

Tales Gomes acrescentou ainda que no momento da prisão, Ercílio de Carvalho estava em posse de maconha e cocaína. O suspeito, que é considerado de alta periculosidade, e o material apreendido foram encaminhados à Central de Flagrantes de Teresina para os procedimentos cabíveis.

“Ele já tinha um procedimento por tráfico em Teresina. No momento da prisão, apreendemos cocaína e maconha. Ele quebrou dois telefones celulares. A droga, juntamente com ele, foi apresentada na Central de Flagrantes e um procedimento foi realizado. Ele é conhecido na região da Piçarreira. Policiais já mencionaram uma certa periculosidade por parte do investigado e ele agora vai responder preso a esse processo”, acrescentou Tales Gomes. 

A ação teve o apoio da 7ª Delegacia Seccional da capital e do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc). 

A DEOP reforça o seu contato (86) 99991-0455 (WhatsApp) para denúncias anônimas. A Polícia Civil do Piauí dispõe também de canal de denúncias anônimas, acerca de quaisquer crimes no estado, no seu site oficial.