Com madrugadas frias, temperatura chega aos 12°C em Corrente e 18°C em Teresina

Apesar do calor característico deste período do ano, diversas cidades do Piauí estão registrando temperaturas mínimas bem abaixo da média durante a madrugada. Segundo monitoramento da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), os termômetros alcançaram a marca de 12ºC em Corrente, no Sul do estado, e de 18ºC em Teresina, na capital. 

Conforme divulgado pelo órgão, as temperaturas mínimas em diversas cidades estão variando entre 12°C e 23°C. Apesar de à primeira vista parecer uma situação incomum, a climatologista Sara Cardoso explica que esse fenômeno climático é resultado do inverno no hemisfério Sul, que no caso do Piauí se caracteriza pelas baixas temperaturas durante a madrugada. 

“Estamos no hemisfério Sul do planeta, na estação do inverno. No Piauí, culturalmente falamos de inverno na estação chuvosa, mas nossa estação chuvosa é ligada, em sua maior parte, ao verão. No inverno são baixas temperaturas durante a madrugada”, pontua a especialista, que ainda ressalta a variação extrema entre as mínimas e as máximas.

Isso porque mesmo com o frio na madrugada, as temperaturas nessas mesmas cidades podem sofrer uma grande variação ao longo dia. É o caso de Santa Filomena, que registrou 13°C nas primeiras horas e 35ºC durante a tarde. ““Essas regiões apresentam características climáticas semelhantes às de um deserto, com manhãs frias e tardes extremamente quentes”, esclareceu. 

Além da queda nos termômetros, a diminuição da umidade relativa do ar tem preocupado as autoridades. Isso porque cidades como Oeiras e São João do Piauí registraram níveis de umidade em torno de 20%, bem abaixo dos 65% apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como ideal para a saúde humana. 

A climatologista alerta que a população deve ficar atenta a isso e adotar medidas de prevenção.“A baixa umidade pode provocar problemas de saúde, como ressecamento das mucosas e agravamento de doenças respiratórias. É crucial tomar muito líquido e buscar ambientes com maior umidade para mitigar esses efeitos”, recomendou Cardoso.