Cinco partidos oficializam neste sábado (20) os nomes que vão disputar a Prefeitura de Teresina

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com/ Arquivo Pessoal

Pelo menos cinco partidos vão oficializar os nomes de pré-candidatos a prefeito de Teresina, neste sábado (20). 

São eles: o prefeito Dr. Pessoa (PRD), Fábio Novo (PT/ Federação), Silvio Mendes (União Brasil), Telsirio Alencar (Mobiliza) e Tonny Kerley (Novo).

Uso de robôs, lives, abuso de poder: veja as vedações e permissões para as convenções

Confira o cronograma de atos dos partidos:

Silvio Mendes (União Brasil) fará sua convenção às 9h, no Atlantic City; Telsirio Alencar (Mobiliza): fará convenção no Sítio Cantão, às 9h;   Tonny Kerley (Novo) terá sua convenção às 15h, na Câmara de Teresina; Dr. Pessoa (PRD) fará convenção às 15h no Teresina Hall;  Fábio Novo (PT) marcou a convenção para às 17h, no Arena do Teresina Shopping, zona Leste da capital.

Convenções

Os partidos e as federações podem realizar as convenções, a partir deste sábado (20) até 5 de agosto. 

Nas convenções, é oficializado a escolha de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores com vistas às eleições municipais de outubro. Após a definição, o registro das candidaturas deve ser solicitado até 15 de agosto à Justiça Eleitoral. 

Nas convenções, também é deliberada a formação de coligações (união de dois ou mais partidos) para a disputa da eleição majoritária (prefeita ou prefeito).

As coligações de cada chapa majoritária que devem se formar neste sábado são:

Dr Pessoa: PRD, Avante e PL Fábio Novo: PT/PV/PCdoB, MDB, PSB, PSD, Solidariedade, PDT, Agir, PSDB/Cidadania e Podemos. Sílvio Mendes: União Brasil, Progressistas e Republicanos Telsírio Alencar: Chapa pura Mobiliza Tonny Kerley: Chapa pura NOVO

Desde 2017, não é mais possível fazer coligação em eleições proporcionais (disputa para as vagas de vereadores e deputados estaduais e federais). Apenas partidos que já estejam unidos em federações poderão disputar essas vagas de forma conjunta.

Expectativa

Para o pré-candidato do União Brasil, Silvio Mendes, a expectativa é a "melhor possível". Lembrando do jingle que será cantado por apoiadores durante a convenção, e que já foi lançado disse que a convenção será "para todos que quiserem participar", sem colocar um número limitado. "Como diz o nosso jingle, "quem ama Teresina, quer". Vamos fazer uma bela festa. Convido a todos os teresinenses, para que possam sair em defesa de nossa cidade. A gente percebe que há um sentimento forte por uma Teresina que desejamos, sonhamos e queremos ter... Todos serão muito bem-vindos", afirmou Silvio Mendes.

Já o pré-candidato do PT/PV e PCdoB, Fabio Novo, comenta a expectativa de público, pela quantidade de partidos coligados à chapa majoritária e com base nos 270 pré-candidatos a vereador e às adesões recebidas. O evento contará também com a presença do governador, Rafael Fonteles, senadores, deputados federais e estaduais, e vereadores. “Será a maior convenção da história de Teresina. A nossa convenção será grande porque o nosso time é grande. E representa a vontade de todos aqueles que querem reconstruir Teresina”, disse Fábio Novo. 

Telsírio Alencar afirmou que o Mobiliza prepara um evento democrático.

"Estamos preparando uma festa simples, mas sobretudo democrática, queremos aproveitar e a convidar o povo de Teresina, as pessoas que conhecem o Telsírio, os que desejam conhecer de perto, então estamos preparando uma festa democrática", explicou.

Já Tonny Kerley disse que está animado para o evento. "A nossa convenção vai ser na Câmara, com os nossos apoiadores, os nossos afiliados do partido, com pessoas que acreditam que é possível ter Teresina livre dos grupos tradicionais e da velha política, que tiveram a oportunidade de fazer e nunca fizeram", destacou.