“Pobres comem carne e os ricos comem muito mais”, diz Marcelo Castro sobre inserção de imposto

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O senador Marcelo Castro (MDB) afirmou, nesta quinta-feira (25), seguir a posição do ministro Fernando Haddad (PT) em relação à inclusão das carnes bovina, suína e de frango na lista de produtos da cesta básica isentos de impostos. 

“É uma questão complexa, porque os pobres comem carne e os ricos comem muito mais. Na hora que você tira o imposto, está tirando de toda a sociedade para beneficiar aqueles que podem muito mais. Então, a minha posição é a mesma do ministro Haddad”, disse. 

Para o senador, a questão da isenção de imposto sobre a carne é complexa porque afeta todas as faixas de renda no país. Na avaliação do senador, se o imposto for retirado, toda a sociedade estará arcando com o custo, beneficiando desproporcionalmente os mais ricos que, segundo ele, consomem mais carne. 

O parlamentar piauiense defendeu que todos devem pagar o imposto, e que os mais pobres, registrados no CadÚnico, recebam uma devolução.

“O mais racional seria todo mundo pagar o imposto e aqueles que fossem mais pobres, que estão no CadÚnico seja devolvido. Não é justo aquele que é mais rico tenha incentivo para comprar carne, eu entendo que não”, disse.