Lençóis Maranhenses são eleitos Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco

Foto: Giovanna Colossi / SBT News

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi declarado, nesta sexta-feira (26), como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A decisão foi anunciada na 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da entidade, realizada em Nova Déli, na Índia.

A comitiva brasileira, que participava do encontro, contava com representantes do governo federal e com o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB). Nas redes sociais, o político maranhense comemorou a notícia.

"Uma grande vitória, que valoriza ainda mais esse paraíso de beleza inigualável. Conquista que vai fortalecer o turismo e gerar mais emprego e renda, exigindo de todos nós um comprometimento ainda maior com a preservação ambiental", disse Brandão.

O Brasil possui outros sete locais declarados como Patrimônio Natural da Humanidade. São eles:

Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu; Reservas de Mata Atlântica, em São Paulo e Paraná; Costa do Descobrimento, na Bahia e Espírito Santo; Áreas Protegidas da Amazônia Central e do Pantanal; Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, em Goiás; Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco; Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte.

O parque, localizado a cerca de 250 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão, é o principal destino de turismo no estado. Criado há mais de 40 anos, ele é o maior campo de dunas da América do Sul, com 155 mil hectares.

Os Lençóis Maranhenses estão inseridos em uma zona de transição dos biomas do Cerrado, da Caatinga e da Amazônia e é composto por áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica. As dunas de areia branca e lagos de águas pluviais são populares entre os ecoturistas.

"Com o título de Patrimônio Natural da Humanidade, essa unidade de conservação receberá ainda mais atenção para a prevenção de seus recursos naturais e biodiversidade, assegurando que futuras gerações possam continuar a desfrutar de suas paisagens únicas e ecossistemas ricos", defende o Ministério do Turismo.

Entre os requisitos atendidos pelo parque para obter o título figuram a beleza natural, os geológicos significativos e os habitats para a conservação da biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas. O dossiê de candidatura dos Lençóis Maranhenses foi encaminhado para a Unesco em 2018.