Juliana Viana vence primeira partida nas Olimpíadas e segue viva na luta por vaga nas oitavas do badminton

Foto: Miriam Jeske/COB​

Atualizada às 10h55

A piauiense Juliana Viana, de 19 anos, entrou para história e se tornou a primeira brasileira a vencer uma partida na simples feminina nos Jogos Olímpicos. Na manhã desta segunda-feira (29) a atleta venceu a honconguesa Lo Sin Yan Happy por 2 sets a 0 (21/19 e 21/14), pelo grupo D, na Arena La Chapelle - Tablado 1, na França. O duelo prometia ser mais equilibrado, pois a rival é atual 47 do mundo enquanto a piauiense é número 50. 

Com a vitória, Juliana Viana segue viva no sonho de classificação. Agora, a piauiense fica de olho no confronto entre a tailandesa Supanida Katethong e a honconguesa Lo Sin Yan Happy, nesta terça-feira (30). No badminton, os grupos são formados por três atletas que se enfrentam em busca de uma vaga as oitavas de final. Com o triunfo na segunda rodada, Juliana Viana torce agora por uma vitória da honconguesa contra a tailandesa. 

Após estrear com derrota para a tailandesa Supanida Katethong, a piauiense Juliana Viana se reabilitou e segue com chance de classificação. Na estreia, Juliana Viana enfrentou a número 16 do mundo e saiu derrotada por 2 sets a 0 (21/16 e 21/19). 

Essa é a primeira Olimpíada da piauiense de apenas 19 anos de idade. A atleta está fazendo história para o Piauí na modalidade que pela primeira vez tem uma representante olímpica no badminton. Ao vencer a primeira nos Jogos, Juliana Viana repete o feito alcançado apenas por Ygor Coelho em Tóquio 2021.