Em manifestação de sindicalistas, agências do BB vão abrir duas horas mais tarde

Foto: Ascom

O Sindicato dos Bancários do Piauí informou que as agências do Banco do Brasil em Teresina vão abrir duas horas mais tarde nesta quinta-feira (1) em protesto contra a extinção da função de caixa na instituição.

A manifestação acontecerá de 9h às 12h, em frente ao Banco do Brasil da Rua Álvaro Mendes, no centro de Teresina, reunindo bancários de várias agências da capital.

O sindicato ressaltou a importância do atendimento presencial dos caixas nas agências do Banco do Brasil e denunciou que a extinção da função prejudica o atendimento geral nas agências, principalmente, em dias de maior fluxo, como pagamento do estado, dos municípios, previdência e aposentados.

Com o protesto desta quinta-feira, o atendimento normal nas agências do Banco do Brasil na capital retornará às 12h.

Entenda o Caso

Desde 2017 o Banco do Brasil pretendeu extinguir essa importante função. O movimento sindical conseguiu na Justiça, de forma liminar, a suspenção dessa decisão. Contudo, em recente decisão a Justiça cassou a liminar que assegurava o pagamento da “gratificação de caixa” no Banco do Brasil prejudicando diretamente os caixas do Banco do Brasil.

A categoria bancária está em plena Campanha Nacional Salarial e um dos principais eixos em 2024 é a defesa do emprego, concurso público e manutenção da renda, cujo impasse da manutenção da função dos caixas está incluso na minuta de reinvindicações aprovada pelos bancários e bancárias, que está sendo negociada em mesa específica com o Banco do Brasil.

O Sindicato dos Bancários do Piauí continuará lutando por esse direito aos caixas, em razão do princípio da irredutibilidade de salários consagrado pela nossa Constituição Federal.

A retirada da função ainda é resquício do programa de reestruturação da Empresa (PAQ) que, no ano de 2021. Na época o Sindicato dos Bancários do Piauí e os funcionários realizaram diversas manifestações contra a decisão do BB de extinguir a função de caixa e fechamento de agências.