Reunião preparatória define pautas da plenária do Plano Clima, que acontece em Teresina

Foto: Reprodução

Foi realizada nesta quarta-feira (31), no auditório da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em Teresina, a reunião preparatória da plenária do Plano Clima Participativo do Bioma Caatinga. O encontro antecipa discussões da plenária que ocorrerá na sexta-feira (2), no Centro de Convenções, onde será debatida a redução das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, a partir da construção de um plano que guiará a política climática do país pelos próximos 10 anos.

Representantes da Presidência da República, do Governo do Piauí, dos movimentos sociais, dentre outros órgãos participaram da reunião. O representante da Secretaria Nacional de Mudança de Clima, Marcelo Reis, falou da importância do Plano Clima como estratégia nacional para o enfrentamento das alterações climáticas.

"Apresentamos aqui como o plano clima tem sido construído. A gente está aqui, inclusive, para pegar as colaborações, para incentivar as colaborações da sociedade civil organizada, seja por meio presencial, seja por meio digital", pondera Marcelo Reis.

Ele falou sobre as estratégias nacionais de mitigação e adaptação, dos planos setoriais de mitigação e também sobre os planos setoriais de adaptação, bem como das estratégias transversais. "Isso tudo é para combater, ou pelo menos diminuir a quantidade de gases do efeito estufa que o Brasil tem emitido", pontua Reis.

Foto: Reprodução

O diretor de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Paulo José de Oliveira, declarou que serão realizadas sete plenárias no país, uma por bioma. "Aqui em Teresina, estamos discutindo o tema da Caatinga, e nós teremos dois momentos nesse processo de construção. O principal será no dia 2, às 14h, a grande plenária com a Sociedade Civil do Piauí, que irá fazer a sua apresentação e defesa das propostas que vão contribuir para a construção do Plano Clima", frisa Paulo José.

Ele destacou que a atividade preparatória desta quarta-feira (31) é de fundamental importância, porque o processo de construção do Plano Clima ocorre em duas dimensões: uma pela participação digital e outra pela participação presencial. Pela participação presencial, ela já começou com o Fórum Interconselho, que aconteceu em Brasília recentemente, com um representante da sociedade civil presente em todos os conselhos nacionais. "Agora, nós vamos começar na etapa das plenárias por bioma. No dia 1º, acontece no Recife, em Pernambuco. No dia 2, aqui em Teresina, com o tema Caatinga; e depois, vamos percorrer por Macapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul. Estamos percorrendo todos os biomas, desde a Caatinga até a Floresta Amazônica", finaliza Oliveira.

A secretária de Relações Sociais do Piauí, Núbia Lopes, declarou que, no encontro desta quarta-feira (31), as organizações da sociedade civil conheceram a metodologia apresentada pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Secretaria-Geral da Presidência da República. "Foi mostrado aqui como é que vai se dar o processo e como as organizações podem contribuir com suas propostas para serem inseridas no Plano Participativo do Clima", ressalta Núbia Lopes.

A secretária destacou, ainda, que o governador Rafael Fonteles quer os movimentos sociais, a sociedade civil organizada, as associações de moradores contribuindo com as suas propostas para o Plano Clima

Tags: climaplano