Violência contra a mulher indígena é tema de exposição no Museu do Piauí

Foto: Adriana Magalhães / Cidadeverde.com

Uma exposição que lança luz sobre a violência contras as mulheres indígenas no Brasil está em cartaz no Museu do Piauí até o dia 31 de agosto.

A exposição, aberta hoje (09), traz duas instalações da artista plástica Rosemary Pinto, professora de artes da rede pública estadual do Piauí e que está cursando mestrado na Universidade de Évora, em Portugal.

As duas instalações são fruto do trabalho de pesquisa realizado pela artista plástica junto a comunidades indígenas do Piauí e o Maranhão, seu estado de nascimento.

"As mulheres indígenas sofrem violência dentro de sua comunidade e aqui fora. Em nenhum lugar ela é aceita e respeitada. Aqui fora as pessoas exigem que ela volte para a floresta. Mas o lugar da mulher indígena é onde ela quiser", diz a artista.

Em seu trabalho Rosemary utilizou elementos naturais como o algodão, palha de buriti e sementes, além de utensílios próprios da comunidade indígena. Uma das instalações representa a indígena morta.

"É isso que vai acontecer com a mulher indígena se ela não for amparada pelo governo, pelas entidades e pela própria sociedade. Nós temos informações de que o índice de violência doméstica e, até, de feminicídio, é crescente no Brasil, sobretudo no Nordeste", finalizou a artista.