Whindersson e Gildário Lima vão incentivar projetos tecnológicos criados por estudantes no Piauí

Fotos: Arquivo Pessoal/ Gildário Lima

Homenageando o Piauí e unindo ideias criativas de inclusão com projetos nas áreas da educação e meio ambiente são as novas apostas do youtuber Whindersson Nunes e do cientista e empresário Gildário Lima. Os dois piauienses – um de Palmeira do Piauí e o outro de  Campo Maior – vão investir em pesquisa junto aos estudantes.   

Ao participar do maior festival de tecnologia, empreendedorismo e ciência do mundo - Campus Party Weekend Piauí – em maio deste ano, Whindersson já tinha mostrado o interesse de investir em ideias e projetos tecnológicos. Ele chegou a dizer que quando iniciou no ramo de internet se tivesse tido ajuda de uma empresa ou de um expert ele não teria batido tanta a cabeça e garantiu que quer dar suporte para os estudantes que queiram investir em robótica e tecnologia. 

“Não é só querer fazer robô, a tecnologia preciso mexer com as pessoas”, disse Whindersson. 

Gildário Lima informou que os dois vão fundar uma empresa de pesquisa e desenvolvimento com foco em tecnologia e robótica, voltada para explorar as ideias  alunos que utilizam o método TRON.

Segundo Gildário, a startup será batizada de 6,28 Technologies, e é uma homenagem ao estado do Piauí, já que ambos os fundadores são piauienses. 

“A missão da empresa é fornecer suporte técnico e realizar pesquisas para viabilizar projetos desenvolvidos a partir do método TRON nas escolas. A 6,28 Technologies terá sedes em Teresina e em São Paulo, com o objetivo de promover o desenvolvimento de ideias e tecnologias, especialmente na área de robótica aplicada, com ênfase a partir do  ecossistema piauiense em inclusão, melhorias na educação e meio ambiente”, disse Gildário.

Segundo ele, em sua primeira rodada de investimentos, a empresa receberá R$ 3,5 milhões para aplicação em projetos na fase inicial de 2025. O investidor é a empresa Onnitech, pertencente ao grupo Onnibank, um banco digital do Nordeste que tem como foco fortalecer o ecossistema de startups apostando no fomento em inovação. 

“A transação elevará a empresa para avaliação inicial de R$ 35 milhões. O potencial de valorização da 6,28 Technologies é atribuído ao sucesso do método TRON e à capacidade técnica da empresa em desenvolver soluções inovadoras”, disse Gildário.

Whindersson informou que é "precisamos aproveitar o potencial tecnológico e criativo que o estado está desenvolvendo, pois com tecnologia podemos mudar a vida de muitas pessoas".

"Devemos assumir nossa identidade, e a identidade do Piauí é a economia criativa. Com nossos estudantes e o novo ciclo, chegou a hora de ocuparmos nosso lugar". Disse Gildário Lima.