Simepi realiza roda de conversa sobre cuidados com pais de crianças autistas

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi) realiza, nesta quarta-feira (14), uma roda de conversa sobre o cuidado com pais e mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento gratuito é aberto para toda a comunidade, acontece no auditório da entidade em Teresina.

Segundo o pediatra Renato Leal, diretor do Simepi, a discussão de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da rede de apoio não devem ser apenas às crianças autistas, mas aos pais, e é fundamental, sobretudo pelo desconhecimento acerca do diagnóstico e desafios relacionados à doença. 

“Quando você tem um casal com o diagnóstico de uma criança autista, o impacto é muito grande, até mesmo porque a própria patologia ainda não se tem base realmente do que aconteceu, que ultimamente está se transformando em uma situação que a gente nunca tinha visto”, disse o especialista.

O evento vai reunir tanto autoridades nas diversas áreas médicas, como pediatria, neuropediatria e psiquiatria, como especialistas em outras áreas. O advogado Rafael Leal, por exemplo, abordará aspectos da legislação que asseguram direitos às crianças autistas e seus cuidadores. 

“Os cuidadores das crianças com autismo têm direitos garantidos pela constituição e por leis, como a lei Berenice Viana, de 2012, do estatuto da pessoa com deficiência, porque a criança com autismo é considerada uma pessoa com deficiência para todos os fins legais”, pontuou o advogado. 

A ação integra as diversas atividades desenvolvidas pelo Programa de Educação Continuada (PEC), como o Simepi Comunidade. A iniciativa como palestras e rodas de conversas sobre temas relacionados à saúde de uma forma geral, com o intuito de aproximar a entidade de classe da população piauiense.