Casal de brasileiros em viagem de carro pelo Chile está desaparecido há 5 dias

Foto: Arquivo Pessoal

Um casal de brasileiros está desaparecido desde o último domingo (18), na região do Atacama, no Chile. Aurora da Silva Rodrigues, de 59 anos, e Eraldo Rodrigues, de 60 anos, saíram de carro de Resende (RJ) com a intenção de atravessar a Argentina e chegar ao Paso San Francisco, na cidade de Copiapó, região da Cordilheira dos Andes.

Segundo a nora do casal, Cíntia Martins, os dois tinham um planejamento prévio e eram experientes em viagens. "Foi uma viagem a passeio. Eles saíram de Resende com a intenção de atravessar a Argentina, Chile, voltar pela Argentina e depois retornar ao Brasil. Eles passaram na fronteira Argentina-Chile no dia 14, pela fronteira de Jama, e chegaram em Copiapó", diz Cíntia.

Aurora e Eraldo se comunicavam diariamente com a família, mandando informações, fotos e a localização por meio de um grupo no WhatsApp. "A nossa comunicação era diária, eles sempre enviavam fotos e falavam o que iriam fazer", conta a nora.

No dia 18 [domingo], após uma mensagem de bom dia, o casal não respondeu mais. Cíntia e Raphael, filho dos dois, não se preocuparam inicialmente, pensando que Aurora e Eraldo poderiam estar em algum local sem sinal de celular. Mas a falta de resposta, com o passar do tempo, passou a preocupar e os familiares procuraram as autoridades.

"Aguardamos um pouco porque sabemos que têm alguns momentos em que não ia ter sinal mesmo, mas (achamos) que provavelmente eles iam parar em algum lugar para comer, fazer estadia em algum lugar e iriam entrar em contato. Assim seguiu a segunda, mas na terça a gente já levantou uma preocupação", diz Cíntia.

Eles conseguiram acessar, de forma remota, o computador de Aurora e a última localização registrada nele é na cidade de Copiapó. Os familiares descobriram que o casal chegou a fazer check-out no hotel no domingo de manhã.

A nora e o filho do casal entraram em contato com o Consulado do Brasil no Chile e com a polícia local. Eles também telefonaram para hospitais da região, onde Aurora e Eraldo não deram entrada. As buscas pelos dois estão sendo feitas pelos Carabineros (polícia ostensiva chilena) e por Cíntia e Raphael, que viajaram para o país.

"Alugamos um carro, estamos aqui na busca, vendo cada detalhe, andando rua por rua, olhando tudo sem deixar passar nada. A gente não vai descansar enquanto não encontrar eles", completou Cíntia.

O SBT News entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores, que afirmou estar em contato, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Santiago, com as autoridades locais e com os familiares do casal, prestando "a assistência consular cabível".