Incêndio: Monumento do Jenipapo será reformado

O incêndio provocado por uma vela na noite de ontem alertou a população para a fragilidade da estrutura do Monumento do Jenipapo. O coordenador do monumento, Mauro Costa, anunciou ao Cidadeverde.com a reforma da área. O projeto está pronto e custará, inicialmente, R$ 8 milhões. Porém, não há perspectiva de início para as obras.

Fotos: Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com O fogo atingiu a metade do cemitério. Mauro explica que o incêndio foi contido pelos funcionários do local e há uma preocupação, desde o incêndio ocorrido no ano passado, de manter sempre o mato em altura baixa.       Mauro anuncia a reforma do local. O projeto, feito a pedido do secretário de Turismo, Sílvio Leite, já está pronto.  

O projeto contém um local próprio para as velas, próximo ao Cruzeiro. Também terá um centro gastronômico, onde serão oferecidos cursos de culinária. O museu será transferido de lugar.  

No dia de finados, 02/11, o monumento vira local de romaria. Mauro explica que não há muito o que fazer, porque a área é tombada pelo Iphan. "O que podemos fazer é tentar conscientizar a população para não acender as velas em local impróprio. No Cruzeiro são depositados muitos ex-votos", afirma.

O monumento recebe cerca de 12 mil pessoas por ano e o fluxo vem crescendo.  

  Matéria relacionada Vela provoca um incêndio no Monumento do Jenipapo

Carlos Lustosa Filho (direto de Campo Maior)Leilane Nunes (redação)redacao@cidadeverde.com

Tags: