Floricultura tropical é assunto de 6ª edição de seminário em Teresina

Com informações sobre inovações tecnológicas e de mercado acontece de 24 a 26 deste mês o VI Seminário Estadual de Floricultura Tropical. A programação do evento inclui palestras e mini-cursos, além da inauguração da Central de Comercialização de Flores e Folhagens Tropicais e Plantas Ornamentais do Piauí.

A Central funcionará na Praça das Violetas, no cruzamento das Avenidas Homero Castelo Branco com Dom Severino, na zona leste de Teresina. A solenidade de inauguração será no dia 24 deste mês, a partir das 08h00, com apresentação de grupo cultural, seguida de café da manhã para autoridades, empresários e profissionais do setor, imprensa e convidados. No local terá ainda exposição de arranjos com flores e folhagens tropicais.

“Este foi um espaço pensado para alavancar a floricultura tropical na capital, com foco no aumento da comercialização de flores e folhagens tropicais dos dezoito produtores que fazem parte da Flora Piauí. A nossa expectativa é conquistar novos mercados e atrair mais consumidores, seja floricultores, decoradores ou o público em geral”, declara Sandra Pádua, produtora e presidente da Associação de Flores e Folhagens Tropicais e Plantas Ornamentais de Teresina, Flora Piauí.

Ainda de acordo com Sandra, a idéia da Central surgiu após a realização de três edições da Feira Flores na Praça. “Tivemos a idéia de realizar uma feira permanente e fomos atrás de viabilizar essa estrutura. Inicialmente, enfrentamos algumas dificuldades, mas quando procuramos a Prefeitura de Teresina fomos prontamente atendidos e agora estamos concretizando esse desejo de todos nós que fazemos a Flora Piauí”, acrescenta a presidente.

No dia 25, será a abertura oficial do Seminário Estadual de Floricultura Tropical, a partir das 08h30, no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Teresina. Na ocasião, terá a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica do Projeto de Flores e Folhagens e Plantas Ornamentais de Pedro II.

O acordo prevê a instalação de uma unidade de plantio de flores tropicais na Fundação Santa Ângela, em Pedro II, e terá como parceiros a própria fundação, o Sebrae no Piauí, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, Codevsaf; e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa.

“O projeto da unidade foi estruturado pelo técnico do Mapa, Alonso Lamas. Os recursos para viabilização da estrutura serão repassados pela Codevasf e o Sebrae fica responsável por toda a parte de capacitação dos profissionais que irão atuar na nova unidade de plantio”, explica a gestora do Projeto Semear Desenvolvimento Econômico – Floricultura Tropical, Rosângela Pires.

PROGRAMAÇÃO

Entre os temas das palestras que acontecerão durante o primeiro dia do seminário estão: Produção de Gérbera em Vaso e de Corte, que será ministrada pela técnica Poliana Mota, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Engenharia da Irrigação, órgão ligado ao Departamento de Engenharia Rural da Universidade de São Paulo; e Critérios de Seleção de Espécies Nativas para a Floricultura, com a técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Meio Norte, Mariana Carvalhaes.

Um mini-curso de Montagem de Arranjos Florais com Flores Tropicais será ministrado pela designer floral, Tânia Santos, da Academia Brasileira de Artistas Florais, ABAF, também no dia 25 deste mês.

Já no dia 26, Tânia Santos falará sobre Paisagismo. As técnicas da Embrapa Meio Norte Ranyse Barbosa da Silva, doutora em Entomologia, e Marissonia Noronha de Araújo, ministrarão palestras sobre Pragas e Manejo e Doenças em Flores Tropicais, respectivamente.

Tânia Santos também vai ministrar um mini-curso sobre Arranjos Florais para Eventos em Geral. As vagas para os mini-cursos são limitadas e as inscrições podem ser feitas na Unidade de Atendimento Coletivo Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, localizada no 1º andar, do prédio da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046, Centro.

O VI Seminário Estadual de Floricultura Tropical é uma realização do Sebrae no Piauí, Flora Piauí e Embrapa Meio Norte, com o apoio da Codevasf, do Mapa, Prefeitura Municipal de Teresina e Assessoria de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da Universidade Federal do Piauí, ITEM/UFPI.

Tags: