Juiz manda camelôs sairem do Pólo de Saúde de Teresina

O juiz Reinaldo Araújo Dantas, da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, determinou a retirada imediata dos ambulantes do Pólo de Saúde de Teresina. O setor de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar está no local negociando a saída espontânea dos ambulantes do local.  

No Pólo de Saúde trabalham cerca de 250 camelôs vendendo desde arranjos de flores até comida. A decisão do juiz levou em conta a insalubridade do local para o comércio de comida, além dos riscos a pedestres e aos próprios ambulantes, que ocupam as calçadas dos hospitais.

Dos 250 camelôs existentes, 150 estão no cadastro da prefeitura para serem transferidos para outra área. Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Vanessa Neiva, já foi oferecido a esses ambulantes, ainda no ano passado, a transferência para 64 vagas restantes no Shopping da Cidade e para o Calçadão Popular, inaugurado recentemente.

Segundo ela, esses camelôs dispunham de linha de crédito especial no Banco Popular de Teresina para mudar de ramo, já que consideram que a sua clientela não se deslocaria até os locais oferecidos.

A decisão do juiz deve ser cumprida imediantamente, ainda hoje. A tentente-coronel Júlia Beatriz, que comanda o Gerenciamento de Crises da PM, está no local, acompanhada de policiais militares, tentando uma negociação com os ambulantes.

Leilane Nunesleilanenunes@cidadeverde.com