Doações de órgãos cresceram mais de 600% em 2009 no Piauí

A doação de órgãos no Piauí cresceu 680% em 2009. A informação é da Central de Transplantes do estado. Enquanto em 2008, foram realizadas apenas 14 doações, este ano, foram realizados 95. O número de transplantes também aumentou consideravelmente. Enquanto no ano passado, foram realizados 37, enquanto em 2009, até dezembro, foram 130.

Patrícia Figueredo, coordenadora da central de transplantes do Piauí, está com sua equipe no Shopping da Cidade desde às 9h30 desta sexta (18) distribuindo material informativo e o laço de fita verde, símbolo da campanha de doação, para identificar as pessoas que se comprometem com a causa. “Em 2008, nós estávamos com medo de como seria 2009, porque 2008, foi um ano fraco. Por isso é importante a campanha: é que nem o ditado ‘água mole em pedra dura, tanto bate até que fura’. Enquanto as pessoas continuarem se conscientizando da importância de doar sangue, o número de doações vai aumentar”, pontua.

A coordenadora acrescentou ainda que desde que a campanha da TV Cidade Verde começou, o número de pessoas que procuram informações na central de transplantes e se declaram doadoras a aumentou de maneira impressionante, o que facilita o trabalho das equipes. “Muitas vezes chegamos pra falar da doação de órgãos e as famílias das pessoas que falecerem simplesmente não sabem que isso existe. É importante para combater a falta de informações. Este é o principal entrave para o aumento das doações”, destaca. Flash de Naruna BritoRedação Carlos Lustosa Filhoredacao@cidadeverde.com