Com 828 m, arranha-céu mais alto do mundo ganha novo nome

A torre Burj Dubai, que foi renomeada de Burj Khalifa durante a inauguração nesta segunda-feira, virou o arranha-céu mais alto do mundo com 828 m de altura, conforme anunciou a televisão pública dos Emirados Árabes. A altura do edifício ainda não havia sido divulgada oficialmente pelas autoridades.

A inauguração contou com fogos de artifício, fontes musicais, espetáculos de luz e som, na presença do soberano de Dubai, xeque Mohammad ben Rached Al-Maktum, que também comemora o quarto aniversário da chegada ao poder. Fotos: AFP

Os organizadores instalaram telões perto da torre para permitir aos curiosos acompanhar a cerimônia, transmitida ao vivo. Rebatizado em homenagem ao presidente dos Emirados Árabes Unidos, xeique Khalifa bin Zayed Al Nahyan, o edifício com base em forma de Y se estreita à medida que ganha altura. É prolongado por uma estrutura de aço, que termina em uma enorme flecha.

As obras, iniciadas em 2004, foram realizadas pela companhia sul-coreana Samsung Engineering & Construction, o grupo belga BESIX e a sociedade dos Emirados Arabtec. A torre superou por cerca de 300 m o Taipei 101, o mais alto do mundo até então.

O Burj Dubai, que dispõe de mais de 1 mil apartamentos, escritórios e um luxuoso hotel Armani, é o elemento central de um projeto de US$ 20 bilhões, o novo bairro "Downtown Burj Dubai", que inclui 30 mil apartamentos e o maior centro comercial do mundo. Fonte: terra