Plano define estratégias para desenvolver o turismo em Teresina

Os consultores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcel Levi e Margarida Fraga, e a técnica do Ministério do Turismo, Ana Carla Fernandes, participaram hoje (09), da segunda oficina para elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) para Teresina,  ação promovida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC).

Durante a atividade, o consultor Marcel Levi apresentou aos representantes de instituições municipais, estaduais e da sociedade civil que integram o trade turístico de Teresina o diagnóstico estratégico do município para desenvolver o turismo na cidade.  A estrutura do PDITS inclui uma justificativa da seleção da área turística, formulação de objetivos, diagnóstico estratégico e formulação de estratégias para o desenvolvimento do setor.

“Apresentamos o diagnóstico  para validar as informações que tínhamos coletados na primeira oficina e assim, montar a matriz de ações baseados nos pontos, fortes e fracos, oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da cidade. Inciamos o trabalho em Teresina  levantando informações iniciais, regionalização e competitividade, visitamos os principais atrativos turísticos, instituições, analisamos legislações e fizemos reuniões com grupos estratégicos para que o plano seja de fato exequível”, explicou Marcel.

O consultor acrescentou que nessa segunda oficina está sendo fechado o diagnóstico estratégico do município para ser apresentado à Prefeitura de Teresina e analisado pelo Ministério do Turismo, e  partir disso, concluir o Plano para que o mesmo seja credenciado para a liberação de recursos e seja efetivada a execução das ações previstas. “Com os dados coletados chegamos a conclusão de que Teresina deve investir seus recursos para dinamizar o turismo de eventos e negócios e estruturar  um turismo complementar, como por exemplo o ecoturismo e navegabilidade dos rios, de forma  que o turista passe mais tempo na cidade e movimente a economia local.  Essas informações subsidiarão o nosso trabalho de conclusão do PDITS”, destacou.

Esta é segunda de três oficinas que estão sendo realizadas para o fortalecimento do setor de turismo na cidade. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição contratada pela Prefeitura de Teresina para orientar os estudos. O PDITS está sendo financiado por meio de  convênio com o Ministério do Turismo (MTUR), com recursos que fazem parte do Programa de Desenvolvimento do Turismo – PRODETUR Nacional em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

PDITS

O Plano visa orientar o crescimento do setor de turismo em bases sustentáveis em curto, médio e longo prazo, estabelecendo metas para definição de ações, prioridades e tomada de decisão. O PDITS deverá prever ações de urbanização de áreas turísticas; campanhas de sensibilização, marketing e eventos; treinamento; serviços básicos; além de proteção e conservação dos recursos naturais e do patrimônio histórico, entre outras ações.

Segundo Franzé Chaves, assessor técnico da SEMDEC, o Plano irá  potencializar a ordenação da atividade turística do município, além de viabilizar a geração de emprego e renda. “Por meio do PDITS serão desenvolvidas ações que visam  alavancar o turismo na cidade, identificando os pontos principais que precisam ser melhorados para que a cidade esteja pronta para receber turistas”, afirmou.Fonte: Semdec