Piauí leva produtos da terra para feira nacional em Florianópolis

Desde o dia 09 até 14 de março, diversos produtos do Piauí estão em exposição no Centro de Convenções em Florianópolis.  Os produtos fazem parte da II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional.

Sabonetes líquidos e banhos especiais à base de buriti, cerâmicas do Poti Velho e da Serra da Capivara, cajuína, artesanato em palha, cerâmica e madeira, peças decorativas de alumínio e ainda as melhores cachaças produzidas no Estado.

A feira reúne 180 empresas, entidades e empreendedores individuais de todos os Estados brasileiros, divididos em Mesorregiões, que são imensos espaços geográficos com características similares.

No caso do Piauí, Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) Grande Teresina (inclui 14 municípios mais a cidade maranhense de Timon), a Mesorregião da Chapada das Mangabeiras, que se estende também ao Maranhão e ao Tocantins e a Mesorregião da Chapada do Araripe, que inclui a microrregião de Picos.

A mostra é um mosaico de Brasil. Há desde vinhos , frutas e artesanato do Rio Grande do Sul até produtos do extrativismo amazônico, passando pelos produtos do semiárido, onde frutas como o umbu estão sendo industrializadas por agricultores familiares.

São esperadas 20 mil pessoas na feira, parte deles comerciantes que adquirem os produtos de projetos e iniciativas apoiados técnica e financeiramente pelo Ministério da Integração Nacional.

O Piauí, se apresenta na mostra com produtores de cachaça reunidos em uma associação que busca ampliar as vendas para outros Estados. Do mesmo modo , produtores de cajuína, de castanha de caju, de doces e mel querem colocar a bebida em gôndolas de lojas de produtos diferenciados e em supermercados.

Há pelo menos 100 pessoas do Piauí, representando as três regiões nas quais o Estado se inclui.

Agricultores familiares de Currais, cidade que fica a mais de 600 quilômetros de Teresina, levaram o buriti para a feira. Expuseram sabonetes à base da polpa do fruto da palmeira. Há ainda pós para banhos e artesanato.

Além da mostra, os representantes as três regiões onde o Piauí se insere, participam de rodadas de negócios, que são mais que uma vitrine para seus produtos. Nessas negociações eles ampliam a capacidade de fornecer tudo o que fazem, além de apreender sugestões para melhorar.

A II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional segue até o dia 14 de março, próximo domingo.Fonte: Ascom