5,4% dos ambientes de trabalho de Teresina possuem fumódromos

Dados da pesquisa do instituto CaptaVox, realizada em parceria com a TV Cidade Verde, revelam que o teresinense, além de em sua maioria não fumar, é contra a fumaça do cigarro em recintos fechados. Os dados da consulta divulgados nesta terça-feira (16) apontam que 95,5% dos entrevistados que frequentam bares e restaurantes são contrários à liberação do fumo nestes locais.

Os números dizem respeito aos 57% que declararam frequentar os ambientes. No total, a pesquisa apontou que apenas 13,8% dos entrevistados afirmaram ser fumantes, e 3,7% disseram serem contra a implantação de uma lei antifumo, como a que já existe em São Paulo, contra 95%. De todos, 73% já tinham conhecimento da implantação da lei paulista.

Quando o assunto é ambiente de trabalho, a reação é semelhante. 64,1% afirmaram ser proibido na sua repartição o uso do cigarro. Outros 11,6% disseram que o mesmo é permitido em qualquer lugar. Só 5,4% possuem uma área reservada, o "fumódromo". Em 9,7% dos casos, a proibição existe, mas é desrespeitada.

Outros dados mostram que número semelhante ao de fumantes já parou de fumar em Teresina - 13,9%. Dos entrevistados, 58,9% possuem um amigo próximo, ou mais, que fuma. Em casa, o número cai para 32,4%.

Foram entrevistados 596 teresinenses no período de 10 a 12 de março em 50 bairros da cidade. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

Fábio Limafabiolima@cidadeverde.com