Promotores lançam plano que corta salários e vantagens irregulares

O Ministério Público Estadual realizou na manhã de hoje o pré-lançamento do seu plano estratégico de gestão visando reorganizar o órgão nos próximos 12 anos. O plano foi elaborado atendendo a uma recomendação do Tribunal de Constas União e foi iniciado em junho, antes da inspeção do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Após a inspeção, o CNMP exigiu a correção de irregularidades, como pagamento de horas-extras, diárias, salários e contratações irregulares, constatadas. Na solenidade foi lançado um livro contando 454 metas a serem alcançadas para promover uma administração mais eficaz. O projeto foi coordenado pela promotora de Justiça com atuação no Meio Ambiente, Cléia Fernandes. "Nossos trabalhos começaram em agosto de 2009. Fizemos uma grande revisão de tudo que estava dando errado e propusemos possíveis soluções para esses males", afirma a promotora.Lívio Galeno/Cidadeverde.comUma das prioridades do projeto será focar o que pode ser feito daqui para frente. "Não podemos desconsiderar os erros e acertos do passado. Mas nosso trabalho não está baseado no que já se foi. Queremos trabalhar para fortalecer a atuação do Ministério Público nas suas áreas meio e áreas fins", complementou.

Ainda segundo a promotora, os principais pontos fracos são a falta de infraestrutura, deficiência no quadro de funcionários efetivos, a não especialização de atos e improbidades administrativas.

"Uma das ações que já estamos implementando é a revisão do valor e da consessão de diárias e passagens, horas-extras e nomeação de procuradores auxiliares", explicou Cléia Fernandes.

O trabalho se dará em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público. O lançamento oficial do planejamento estratégico acontece hoje a noite, no audiório do Tribunal de Contas do Estado, às 19h30.

"Os principais convidados são os populares porque queremos mostrar para a sociedade piauiense que o Ministério Público está trabalhando para promover um Piauí mais justo. Para isso começamos organizando a casa", finalizou.

Flash de Lívio Galeno (Especial para o Cidadeverde.com)Redação de Leilane Nunesredacao@cidadeverde.com