Comida contaminada com salmonela é achada em presídios

A secretaria de Justiça do Piauí reconhece que a Casa de Custódia e demais unidades do sistema prisional do Estado mas diz que desde 2003 vem tentando resolver o problema. Segundo o chefe de gabinete da secretaria, Vinícius Oliveira, o Piauí precisa aderir ao plano nacional para conseguir financiamentos para reformas e melhorias do sistema carcerário.

A Casa de Custódia possui atualmente 770 detentos e tem capacidade apenas para 330. A inspeção realizada pelo Ministério Público e Vigilância Sanitária constatou diversas irregularidades, inclusive contaminação de alimentos por salmonela  e deficiência no atendimento médico aos detentos.

“A secretaria tem um corpo de profissionais de saúde, mas em número insuficiente. A solução seria o Piauí aderir ao plano nacional de segurança pública e fazermos uma ação conjunta para reforma envolvendo governo e municípios”, declara Oliveira. 

Para o promotor Meton Filho, “o problema é de governo”. “Não é justo encarcerar seres humanos nessas condições”. Leilane Nunesredacao@cidadeverde.com