Festival Internacional de Video e Dança traz mostra de espetáculos

O Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança, realiza a terceira edição em Teresina, mostrando o melhor da produção mundial recente em quatro dias de evento gratuito e aberto ao público. O Festival é dirigido pelo coreógrafo Paulo Caldas, pelo curador Eduardo Bonito e pela produtora Regina Levy. A programação inclui a MIV – Mostra Internacional de Videodança, com exibição de obras de videodança de diversos países (curadoria de Paulo Caldas e Eduardo Bonito), palestra, mesa redonda com artistas convidados, oficina e lançamento de livros. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal e conta com a parceria do Núcleo do Dirceu e apoios do SESC e Shopping Riverside.

ProgramaçãoAbertura, palestra, mesa redonda e MIV – Mostra Internacional de Videodançalocal: Galpão do Dirceu (Av. Jaime Fortes, 3228 – atrás do Com. Carvalho da Av. Das Hortas)

MIV – Mostra Internacional de Videodança local: Shopping Riverside (Av. Raul Lopes, 1021 – Ininga)

Oficinalocal: SESC Centro (Av. Maranhão, 110 – Centro)

Todas as atividades são gratuitas.

Espetáculos a serem exibidosTÍTULO: “NORA”ANO: 2008PAIS/ORIGEM: Estados Unidos, Reino Unido, MoçambiqueDIREÇÃO / COREOGRAFIA: Alla Kovgan and David HintonCRÉDITO FOTOS: Nora Chipaumire

TÍTULO: SIN TRÁNSITO (RAMPA)ANO: 2007PAIS/ORIGEM: EspanhaDIREÇÃO: Ronda de Don Bosco 5-3ºCOREOGRAFIA: Chevi MuradayCRÉDITO FOTOS: Xoan Anleo

TÍTULO: Grand Central/Central TerminalANO: 2008PAÍS/ORIGEM:Estados UnidosDIREÇÃO: Caroline KoebelCOREOGRAFIA: Katherine CrockettCRÉDITO FOTOS:(Caroline Koebel, 2008)

TÍTULO: Entre PassosANO: 2009PAÍS/ORIGEM: BrasilDIREÇÃO: Laura TeixeiraCOREOGRAFIA: Gustavo FatakiCRÉDITO FOTOS: Mauricio Zattoni

Programação em TERESINA

1. PALESTRA – dia 27/05 às 19h – Galpão do Dirceu“Videodança contemporânea” com Eduardo Bonito, curador do evento. Lançamento dos LIVROS: “Dança na tela” e “Entre a Imagem e o Movimento”, lançados pelo Festival em 2008 e 2009, com ensaios de artistas nacionais e estrangeiros sobre videodança.

2. MIV – MOSTRA INTERNACIONAL DE VIDEODANÇA – dias 28 a 30/05A MIV – Mostra Internacional de Videodança compila programas inéditos de videodança de diversos países. Classificação etária: desaconselhável para menores de 12 anos, pois alguns vídeos contêm nu artístico.

PROGRAMAS DA MIV:Dia 28/5, sexta-feira     14h às 16h – Shopping Riverside

   1. CURTAS INTERNACIONAIS   2. SOLOS CURTOS

18h às 20h – Galpão do Dirceu

   1. INTERIORES   2. CINEMATHÉQUÈ 1

Dia 29/5, sábado  14h às 16h – Shopping Riverside

   1. BRASIL 1   2. HISTÓRIAS COREOGRÁFICAS

18h às 20h – Galpão do Dirceu

   1. COREOEDIÇÕES   2. CAMARACOREOGRAFICA BRASIL   3. CINEMATHÉQUÈ 2

Dia 30/5, domingo14h às 16h – Shopping Riverside

10. BRASIL 2

11. HISTORIAS SULAMERICANAS

18h às 20h – Galpão do Dirceu

12. DUOS

13. ESPANHA

14. ESPAÇOS

15.  INTERNACIONAL 1

3. MESA REDONDA – dia 28/5 às 20h – Galpão do Dirceu

“Olhares sobre a videodança” com Eduardo Bonito, Leonardo Nabuco (SP) e Cícero Filho (PI)

4. OFICINA – 27/5 e 28/5 das 15h às 19h e 29/05 das 9h às 13h – SESC Centro

Videodança e HaiKai com Luciana Ponso

Um mergulho no desafio de lidar com corpo e câmera utilizando essa forma poética, de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade. A pesquisa de movimento e a composição coreográfica serão estimuladas através de uma prática corporal baseada nas questões de tempo, espaço, forma e fluxo, mas principalmente nas qualidades de movimento e no alto teor imagético reconhecido nos haikais.  A partir da narrativa aberta desses poemas, será possível estabelecer um diálogo com a câmera em que as imagens sejam compostas como esboços onde as linguagens dança e vídeo possam estar realmente alinhadas.

Luciana Ponso é bailarina e desenvolve uma interface com o vídeo desde 2003. Graduada pela Faculdade de Dança Angel Vianna (Rio de Janeiro)  ministra aulas de dança e videodança em diversas cidades do Brasil e América Latina. Organiza a Mostra Move de Videodança. Dirigiu os vídeos  “Quando aprendeu a pular…” “Accidente al vento” e o documentário “Plural – Processo de criação”.

A oficina é gratuita e direcionada a bailarinos, performers, coreógrafos, fotógrafos, videomakers e artistas interessados no corpo e no movimento.

Equipamento recomendado: câmera de vídeo ou fotográfica que grave vídeos.

Vagas Limitadas.  Inscrições para as oficinas pelos emails: nucleododirceu@gmail.com ou oficina@dancaemfoco.com.br; ou pessoalmente no SESC Centro ou no Galpão do Dirceu. Fones:86. 8841-0641/8801.4530.redacao@cidadeverde.com