Mini vaqueiro sanfoneiro encanta paulistanos no 6º Piauí Sampa

Carlos Lustosa Filho/Cidadeverde.com

Fumo de rolo e arreio de cangalha podem até não existirem fisicamente no shopping Eldorado, em São Paulo - eu mesmo não duvidaria encontrá-los em alguma  loja dos seus cinco grandes pisos - mas estão nas pequenas mãoszinhas calejadas do aspirante a Sivuca, Isaac Prado, de 7 anos. O garoto de União foi uma das atrações culturais piauienses que mais chamaram atenção dos paulistanos durante o 6º Piauí Sampa, que acontece desde a última segunda (24) e vai até o próximo domingo (30).

"Feira de Mangaio é a música mais difícil que eu aprendi. Demorei umas duas semanas pra aprender", revela o pequeno sanfoneiro que, obviamente, veste-se com o terno de couro em suas apresentações, fazendo uma alusão à sua cidade natal, onde trabalhador-símbolo do Piauí é mitificado e onde até o santo São Raimundo Nonato usa gibão, chapéu, perneira, mocó e guarda-peito, durante seus festejos.

 

"Ele aprendeu tudo sozinho; ninguém ensinou. Ele só fez me pedir a sanfona e eu comprei", orgulha-se o pai do músico, João Batista de Sousa, vulgo Bom-Só. Isaac aprendeu a tocar de ouvido quando tinha seis anos, mas desde que foi apadrinhado pelo músico Luizão Paiva, faz aulas regulares para aprender os segredos do pentagrama, dos compassos e das fusas na Escola de Música Adalgisa Paiva, cuja sede está na Universidade Federal do Piauí.

Assediado por muitas pessoas que queriam tirar fotos dele e com ele, o tímido mini vaqueiro-sanfoneiro confessou ao CidadeVerde.com que gostaria de aprender um instrumento mais "transgressor", digamos assim, além da sanfona de oito baixos, sua fiel companheira. "Queria aprender a tocar bateria", diz. Entretanto, o menino prodígio de União, não abandona o forró: afirma que "Sabiá" é a música que mais gosta de tocar e tem como grande ídolo Luiz Gonzaga. Se o garoto chegará a ser tão grande quanto o Mestre Lua, só o tempo dirá, mas uma coisa é certa: ele já está vestido com o manto do Rei do Baião.

 

Carlos Lustosa Filho (direto de São Paulo)redacao@cidadeverde.com