Um olho no Salão Internacional de Humor e outro na bola

É quase impossível ficar de fora do assunto mais popular dos últimos dias: Copa do Mundo. Enfeites em verde e amarelo, carros cobertos com bandeiras do Brasil, tiaras, bolsas, camisas, é uma mistura de moda e criatividade, todos unidos em prol da torcida pelo time liderado por Dunga.

E no 27º Salão Internacional de Humor do Piauí, que segue até o dia 20 de junho, não podia ser diferente. Dezenas de pessoas se reuniram para vibrar com os principais passes e dribles dos jogadores brasileiros, e reclamar muito, em frente a telas montadas no meio da Praça Pedro II, no centro de Teresina.

Entretanto, o futebol e a Copa do Mundo no salão não se resumem às imagens dos jogos. Em meio a inúmeras exposições de arte, uma em especial se destaca em meio a esse clima de mundial: a exposição “Um país de chuteiras”. O público amante do futebol está se divertindo nessa edição do Salão de Humor com essa galeria que traz charges, caricaturas e cartuns que faz qualquer um viajar pela história do futebol brasileiro em mais de 100 anos.

A exposição “Um País de Chuteiras”, pela oportunidade da Copa do Mundo, se destaca em meio a outras mostras de humor dessa edição do evento. “Esse túnel, voltado para o esporte, conta a história do futebol brasileiro desde que ele surgiu, no começo do século passado, quando chegou a primeira bola de futebol no Brasil, são mais de 100 anos de história contados em forma de arte e humor”, afirma o organizador do evento, Albert Piauí.

A organização dessa exposição ficou por conta dos cartunistas conhecidos nacionalmente como “Jal” e “Gual” (José Alberto Lovreto e Gualberto Costa, respectivamente). Através de inúmeras pesquisas, os dois escolheram uma série de desenhos, retratando o que houve de melhor em cada ano de copa e reuniram em um livro chamado “A História do Futebol no Brasil através do Cartum”, lançado em 2005 pela Editora Bom Texto.

Com 340 ilustrações, a obra retrata, através do humor e em 136 páginas, o que marcou cada ano do futebol brasileiro. Além de trazer caricaturas, cartuns e charges de Angeli, Belmonte, Borjalo, Carlos Estevão, Carvall, CLáudio, Chico Caruso, Fausto, Henfi, Humberto, Ique, J. Carlos, Jaguar, K. Lixto, Laerte, Lan, Luiz Sá, Luis Trimano, Miécio Caffe, Nino Borges, Nani, Nássara, Nelson Coletti, Osvaldo, Othelo, Paulo Caroso, Raul, Redi, Seth, Théo, Voltolino, Ziraldo, e muitos outros, acrescidos de notas explicativas.

“O Jal e o Gual organizaram toda essa exposição, fizeram os textos, escolheram as melhores charges, os melhores cartuns, os melhores desenhos e fizeram essa bela homenagem ao esporte do Brasil”, relata Albert. E se você ainda não conferiu, vale a pena uma visita. E a organização do Salão de Humor do Piauí ainda lembra e convida os visitantes a ver o próximo jogo do Brasil na Copa do Mundo em meio a toda essa arte no próximo domingo, dia 20, último dia do evento.

O 27º Salão Internacional de Humor do Piauí iniciou dia 14 e vai até o dia 20 de junho de 2010, no complexo cultural da Praça Pedro II, em Teresina. Programação Teresina é RockLocal: Central de Artesanato Mestre DezinhoSexta Feira - Paul McCartney Project com Lado Blues, Roraima e Roque MoreiraSábado - Retro Rock com Clínica Tobias Blues, Radiofônicos e Eita PíulaDomingo - Danilo Rêgo, Último Romance e Eucapiau