Candidatos falam sobre prioridades de emendas para o Estado do Piauí

Os candidatos a deputado federal Marcelo Castro (PMDB), Renato Berger (PSDB), Tomaz Pontual (PHS) e Walter Lustosa (PSol) defenderam os projetos que terão prioridades de emendas, caso sejam eleitos. Eles participaram do Fala Candidato de hoje, no Jornal do Piauí.

Walter garante que usaria os R$ 12,5 milhões a que cada deputado tem direito com propostas para melhorar a agricultura familiar. O candidato acredita que essa modalidade seja o caminho para acabar com a "indústria do carro-pipa" e livrar os agricultores de "currais eleitorais".

O vereador Renato Berger, que já foi secretário de Esportes e Lazer, afirma que continuará preocupado em impulsionar o esporte. Ele justifica que a prática esportiva aliada à educação é o principal meio de evitar a entrada da juventude na criminalidade.

Já Tomáz diz que priorizará a saúde. Ele acredita que a descentralização da saúde e estruturação dos hospitais regionais melhoraria o grande fluxo de pessoas que vêm procurar atendimento na capital.

O candidato a reeleição Marcelo Castro considera que o mais importante é impulsionar o desenvolvimento do Estado. Para ele, um deputado federal de um estado pobre precisa pensar em obras estruturantes em todas as áreas. Ele ressalta ainda sua luta para a aprovação dos royaltes do pré-sal, o que trará R$ 1,3 bilhões por ano para o Piauí.

Berger criticou a declaração de Marcelo sobre a qualidade das estradas do Piauí. Segundo o tucano, em todo o Nordeste as estradas são com pistas duplas, difente do Piauí. Marcelo respondeu dizendo que a declaração é do ministro dos Transportes.

Walter defende também a proposta de destinação de 10% do PIB para educação, resolver o problema dos policiais através da PEC 446 e pensar em um método de qualificar e pagar melhor os professores.

 

Leilane Nunesleilanenunes@cidadeverde.com