Peritos colhem digitais e encontram canivete e faca na sede do DEM

A perícia do Instituto de Criminalística está na sede do Diretório Estadual do Democratas, nesta manhã (8), para colher provas do arrombamento ocorrido na madrugada de segunda-feira (6). Os especialistas encontraram uma faca, um canivete e ainda colheram digitais dos invasores. A sede fica localizada próximo à praça do Fripisa, no Centro de Teresina.Os dois peritos estão usando sistema de grafite que identifica as marcas dos dedos dos criminosos. Segundo o diretor executivo do partido, os técnicos colheram digitais nos armários e na mesa do diretor onde há impressões.

Yala Sena/Cidadeverde.com

As pegadas não foram utilizadas porque a perícia não tem cadastrado de pés, apenas dos dedos e das palmas das mãos. O objetivo é identificar os suspeitos de arrombar o local.A invasão ao partido aconteceu na última segunda-feira. Os arrombadores quebraram janelas e portas para entrar no DEM. Eles reviraram tudo e levaram a CPU de computado da Secretaria do partido contendo todos os dados de filiados, candidatos, coligações, além de dados jurídicos e confidenciais.

Yala Sena/Cidadeverde.com

O senador Heráclito Fortes, filiado ao DEM, foi até o local e afirmou que o crime tinha motivação política, pois não haviam levado nada de valor material, “só a memória do partido”.

Yala Sena/Cidadeverde.com

Os peritos encontraram um canivete na sala da diretoria, que estava completamente revirada.

Carlos Lustosa Filho/Cidadeverde.comAdemilton Lustosa, diretor do DEM, irá prestar depoimento no 1º DP nesta segunda.

Segundo o diretor executivo do DEM, Edilson Lustosa, os arrombadores ainda tiveram tempo de destruir a sirene do alarme para poder realizar o crime com calma.

Yala Sena/Cidadeverde.com

"Nós temos sistema de segurança que funciona com sensores. Provavelmente, o alarme disparou, a empresa veio aqui, mas como não viu nada estranho acabou indo embora.

Carlos Lustosa Filho/Cidadeverde.com

Lustosa ainda mostrou a grade da janela lateral arrombada, através da qual os criminosos entraram no imóvel. Várias portas tiveram as fechaduras arrombadas, exceto a da presidência, que foi quebrada porque a fechadura eletrônica travou.

Carlos Lustosa Filho/Cidadeverde.com

O local foi arrombado provavelmente na madrugada de domingo para segunda e permaneceu intacto até hoje, quando a perícia chegou.

Todo o banco de dados do partido, que estava digitalizado, foi perdido com o arrombamento. Ele acredita ainda que alguns documentos tenham sido levados.

Matérias relacionadas:Sede do DEM é arrombada e bando leva todos arquivos de computador Para Heráclito Fortes, arrombamento em sede do DEM é crime político PT anuncia ação contra Heráclito: acusação é "irresponsável"

Flash de Yala Sena e Carlos Lustosa FilhoRedação Caroline Oliveiraredacao@cidadeverde.com