Orquestra Sinfônica de Teresina sai em turnê pelo nordeste

Um dos sonhos de todo músico é pegar seu instrumento e se juntar aos colegas de banda ou grupo para cair na estrada fazendo shows. Embora não sejam do tipo de pop stars com tietes se descabelando para vê-los tocar, 58 músicos teresinenses estão de malas prontas para sair em uma rápida turnê. Eles são membros da Orquestra Sinfônica de Teresina, mantida pela Fundação Monsenhor Chaves, que participa do Projeto Concertos pelo Sertão de 12 a 20 de novembro.

Idealizado pelo músico piauiense Gilvan Santos, o projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural 2008/2009, na Linha Produção e Difusão em Música, e categoria Circulação de concertos de Música Brasileira. Serão nove cidades em quatro Estados diferentes pela região Nordeste em apenas oitos dias: Valença, Picos e São Raimundo Nonato (Piauí); Crato e Juazeiro do Norte (Ceará); Salgueiro e Petrolina (Pernambuco); Juazeiro e Remanso (Bahia).

Essa área de seleção pública objetiva estimular concertos itinerantes de música brasileira, popular ou erudita, em localidades com pouco acesso a tal tipo de evento. Tocando em igrejas, realizando ensaios abertos didáticos e debates na comunidade, a Orquestra Sinfônica de Teresina realiza um projeto com inteira liberdade quanto a formas e gêneros, ênfase no mérito artístico e não em critérios eminentemente comerciais. Além disso, valoriza-se o caráter de descentralização do roteiro de apresentações, a circularem por regiões com menor oferta de programação cultural.

Segundo o maestro Aurélio Melo, regente da OST já há algum tempo, os preparativos para essa mini-turnê estão no ritmo previsto, acontecendo o último ensaio aberto antes da viagem nesta quarta-feira às 15h30 no Palácio da Música. As expectativas também são as melhores possíveis: “Além de tocarmos músicas nordestinas, religiosas e clássicas conhecidas, a oportunidade de divulgar peças pouco conhecidas nessas localidades e estimular a criação de orquestras nas comunidades tornam este um projeto muito especial para nós”, declara Aurélio.

Criada em 1993, com 25 jovens à frente de um trabalho didático e inovador, a Orquestra Sinfônica de Teresina sempre trabalhou com instrumentos como violino, viola, violoncelo e contrabaixo, os quais passaram a ser os companheiros dos meninos que tocam e encantam os ouvidos e corações teresinenses. Atualmente, a orquestra é referência quando se fala de música instrumental no Estado, com presença indispensável nos grandes eventos culturais.

 

Programação

 

12 de novembro de 2010, às 20 horasValença – PI. Igreja Nossa Senhora do O. e Conceição

 

13 de novembro de 2010, às 20 horasPicos – PI. Catedral Nossa Senhora dos Remédios. 14 de novembro de 2010, às 20:30 horas.Juazeiro do Norte – CE. Basílica de Nossa Senhora das Dores 15 de novembro de 2010, às 20 horasCrato – CE. Igreja Matriz 16 de novembro de 2010, às 20:30 horasSalgueiro – PE. Igreja Matriz 17 de novembro de 2010, às 20 horas.Petrolina – PE. Concha Acústica. 18 de novembro de 2010, às 20 horas.Juazeiro – BA. Catedral de 19 de novembro de 2010, às 20 horas.Remanso – BA. Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. 20 de novembro de 2010, às 20 horas.São Raimundo Nonato – PI. Igreja Matriz

 

Serviço:Evento: Concertos pelo SertãoLocal: NordesteData: 12 a 20 de novembro de 2010Mais informações: 3215-7828 ramal 8