Juiz preso em operação da PF presta 2º depoimento no TJ do Piauí

O segundo depoimento do juiz Carlos Henrique Teixeira, no Tribunal de Justiça do Piauí, terminou após cerca de duas horas e meia. O desembargador Luís Gonzaga Brandão interrogou o magistrado preso na operação Mercadores, acusado de participação em esquema de grilagem de terra. O magistrado saiu do prédio sem falar com a imprensa.

Fotos: Exclusivas Thiago Amaral/Cidadeverde.comJuiz Carlos Henrique escoltado pela PFO juiz da cidade de Parnaguá está preso no Quartel da Polícia Militar e chegou ao TJ escoltado por três agentes da Polícia Federal. O depoimento foi acompanhado pelos advogados do magistrado, entre eles, o Lúcio Tadeu, e de dois promotores de Justiça.

No primeiro depoimento, que durou cerca de seis horas, o magistrado negou as acusações de venda de sentenças. O advogado José Vinícius Farias dos Santos disse que não há provas de que o juiz tenha participado do esquema. Ele citou que existem discussões em torno de dois terrenos: um na comarca de Curimatá, que não teria sido vendido, e outro em Corrente. Ele foi citado por alguns envolvidos.

As investigações duraram sete meses e a polícia fez escutas telefônicas entre os vários envolvidos.

Processo administrativo

O juiz Carlos Henrique Teixeira ainda passará por um processo administrativo no Tribunal de Justiça. Por ser juiz substituto em estágio probatório o pleno do Tribunal é quem vai decidir sobre seu futuro na magistratura.

O TJ ainda não julgou se ele será suspenso ou não no decorrer do processo. "Por ele não estar no exercício das funções, ele está suspenso. Mas o período de duração da suspensão ainda será julgado em processo administrativo",  explicou o desembargador Luís Gonzaga Brandão de Carvalho.Matérias relacionadas:›  TJ recebe pedidos de soltura de presos da operação Mercadores › Prorrogada prisão de juiz e mais 9 acusados de grilagem de terra › Juiz de Parnaguá depõe no TJ por 6 horas e nega venda de sentenças › Juiz preso em operação da PF depõe no Tribunal de Justiça do Piauí › Juiz será afastado de funções e fica preso em Quartel da Polícia Militar › PF descobre que quadrilha queria assassinar promotor de Parnaguá › TJ indicia juiz por venda de sentença no PI; acusado vai para quartel › Juiz e empresário são presos pela PF na operação "Mercadores" Flash de Caroline Oliveira Redação de Leilane Nunesredacao@cidadeverde.com