América-MG segura Ponte Preta e conquista retorno à Série A

O América-MG é o quarto promovido à Série A do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado, o clube mineiro conseguiu segurar o empate por 0 a 0 com a Ponte Preta, em Campinas, e obteve a última vaga à principal divisão do futebol nacional ao somar 63 pontos. Campeão da Série C na temporada passada, o time mineiro foi um dos mais regulares de toda a Série B. Apareceu no G-4 pela sexta vez na 22ª rodada do campeonato e não saiu mais. O empate no Estádio Moisés Lucarelli era o que América-MG precisava para se manter na quarta posição, mesmo com a vitória da quinta colocada Portuguesa sobre o Sport.Já a Ponte Preta termina a competição na 14ª posição da tabela com 48 pontos ganhos. A equipe chegou a brigar por uma vaga no G-4, aparecendo na zona de acesso em seis rodadas, mas caiu de rendimento na parte final do campeonato e terá que disputar a Série B novamente na próxima temporada.O jogo - Apesar das promessas do técnico Mauro Fernandes que o América-MG jogaria para vencer, a equipe iniciou a partida de forma sonolenta, dando espaços para a Ponte Preta dominar a posse de bola no meio de campo e criar as principais jogadas ofensivas.A primeira boa oportunidade da Ponte Preta aconteceu aos 18 minutos de jogo. Após cobrança de falta na área, o zagueiro Gabriel tentou cortar de cabeça, mas quase marcou contra, mandando a bola no travessão.As poucas oportunidades do América-MG foram criadas pelo veterano Fábio Júnior, como aos 26 minutos de partida, quando aproveitou sobra de bola na entrada da área e bateu forte. Bem colocado, Gilson fez a defesa.O time campineiro chegou bem novamente aos 35 minutos, com Daniel Lovinho. O atacante recebeu passe na direita, deixou para trás dois defensores antes de invadir a área e fazer o disparo rasteiro, para defesa segura do goleiro Flávio.A segunda etapa começou com dinâmica diferente. O América-MG adotou postura mais ofensiva e chegou com perigo já aos oito minutos de jogo, com Hélton Luiz. O volante interceptou passe e arrematou com perigo. No contragolpe, a Ponte quase abriu o placar, mas Flávio mandou para escanteio o tiro efetuado por Reis dentro da área.Aos 12 minutos, Gilson salvou a Ponte Preta. Sheslon foi lançado em velocidade, invadiu a área livre de marcação e bateu, mas o goleiro da Ponte Preta apareceu bem para manter o placar inalterado.Os dois treinadores promoveram mudanças em suas equipes para tentar abrir o placar, mas a forte marcação superou a criatividade do setor ofensivo durante quase toda a partida. Com o fim do confronto se aproximando, o América-MG passou a reter a pose de bola e aguardou o árbitro Marcelo de Lima Henrique encerrar a partida e selar a volta do Coelho à Série A.

No confronto direto pela saída da zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro Série B, América-RN e Brasiliense duelaram neste sábado, na partida válida pela 38ª e última rodada do torneio. Com o estádio Machadão lotado, o América saiu na frente com Marcelo Brás. Entretanto, no segundo tempo o time do DF se recuperou e virou o jogo com gols de Acosta e Djavan. Apesar da vitória, a equipe candanga não pôde aproveitar os resultados da rodada e foi rebaixada, ao lado do América-RN, Santo André e Ipatinga.

Além de torcer por tropeços de Guaratinguetá e Vila Nova, para subir posições na tabela, as duas equipes entraram em campo cientes de que dependiam de uma vitória para escapar da degola. Logo aos 17 minutos do primeiro tempo, o América-RN abriu o placar com Marcelo Brás.O Brasiliense pressionou e acertou a trave em duas tentativas de empatar o jogo. No segundo tempo, o técnico Andrade colocou Adrianinho no lugar de Sandro e Acosta, reforçando o ataque do Jacaré. A mudança surtiu efeito com um gol de Acosta na marca dos 28 minutos.A virada do Brasiliense veio logo após uma cobrança de escanteio aos 40 minutos, com Djavan empurrando a bola para o fundo das redes do time da casa, sem chances para o goleiro Tutti. Na sequência o América contou com as expulsões de Bebeto e Everton.Com a vitória do Vila Nova sobre o São Caetano por 2 a 1, o América-RN e o Brasiliense foram rebaixados para a terceira divisão do campeonato, ao lado de Santo André e Ipatinga.

Fonte: Terra