Dengue:Ministério pode usar armadilha contra mosquito usada no PI

Técnicos do Ministério da Saúde chegaram à Teresina na última segunda-feira para atualizar o plano de contingência da dengue no Estado. Eles estudam a implantação, em nível nacional, de um método de diagnóstico da quantidade de insetos, utilizado em Teresina baseado na armadilha que captura o mosquito.

Fotos: Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.comNélio Batista de Morais

De acordo com Nélio Batista de Morais, coordenador geral do Programa Nacional de Controle de Dengue do Ministério da Saúde, a visita visa avaliar a assistência e atenção básica e estrutura dos hospitais que receberão os doentes.

"O plano de contingência foi elaborado no início de 2010 e agora estamos refinando todo o conjunto. Vamos ver as estruturas de leitos dos hospitais, se há necessidade de leitos em hospital particular, agilidade nos diagnósticos e nos resultados de hemogramas e políticas de atuação junto à população", explicou.

Na manhã da próxima quinta, o grupo de cinco técnicos do Ministério da Saúde terá uma reunião com a secretária de Saúde, Lílian Martins.

ArmadilhaO Ministério da Saúde estuda a implantação das armadilhas que capturam os mosquitos da dengue em todo o país. As armadilhas são usadas pelo Centro de Zoonozes para calcular o índice de infestação do mosquito.

Segundo o professor Almério Gomes, que presta consultoria à Fundação Municipal de Saúde, este método é mais preciso do que a contagem de larvas porque oferece um dado mais completo, sobretudo nos locais onde os agentes de saúde não podem entrar.

Almério Gomes

Mas segundo Hélio Moraes, ainda são necessários estudos que comprovem a validade técnico-científica do método utilizado no Piauí.

Flash de Carlos Lustosa FilhoRedação de Leilane Nunesredacao@cidadeverde.com