Suzano apresenta ao governador projeto capaz de criar 18 mil empregos

O governador Wilson Martins visitou nesta sexta-feira(25) o viveiro da empresa Suzano Papel e Celulose, na cidade de Monsenhor Gil (a 54 km de Teresina). O empreendimento será o maior do mesmo modelo no Brasil. Ele custou R$ 23 milhões e produzirá 30 milhões de mudas de eucalipto. Segundo a empresa, isso tornará a Suzano auto-suficiente na produção de mudas. Um dos pontos principais é a produção de uma variedade de eucalipto específico para o Piauí. De acordo com Ricardo Simonetti, gerente executivo operacional da Suzano, a intenção é duplicar a produção de 30 milhões para 60 milhões de mudas. “O Piauí tem um excelente potencial e esse empreendimento da Suzano é o maior do país”, destacou.

Fotos: Paulo Barros

A construção da indústria em Palmeiras, cuja inauguração está prevista para 2014 e está atraindo empresas de outros segmentos para atender a demanda dos trabalhadores.“Ontem tivemos uma reunião com 200 empresas, que se cadastraram para ser nossos fornecedores. Será um volume muito grande de oportunidades e é preciso que o Estado e os empresários da região se prepare”, pontou Simonette.

A expectativa é que seja criados 18 mil postos de trabalho, diretos ou indiretos. O governador ressaltou a importância do empreendimento para o Estado. “Vendo a indústria como essa em Monsenhor Gil é muito gratificante e se vai aumentar o PIB em 15% será preciso construir novas casas, novos postos, novas oficinas para atender a demanda”, afirmou Wilson Martins.Ligação das BRs 316 e 343A Suzano informou que pelo menos 300 caminhões circularão diariamente em direção à empresa. Por conta disso o governador pediu a elaboração de projetos para criar um desvio que ligue a BR-316 à BR-343 entre Lagoa do Piauí e Altos.

Wilson Martins vai sobrevoar a área, para definir o local onde será feita uma ponte sobre o rio Poti. “É preciso arrumarmos uma outra rota e desviar o trânsito da 316 para 343, que já está sobrecarregado nessa região e aumentará ainda mais com os 300 caminhões da Suzano”, declarou governador. 

O prefeito José Noronha de Monsenhor está feliz com o empreendimento e já sente o impacto econômico. “Todos no município estão trabalhando, já há uma grande evolução econômica, não se encontra mais casas para alugar e todos os restaurantes estão cheios”, afirmou.

Flash de Carlos Lustosa Redação Caroline Oliveiraredacao@cidadeverde.com