Yamandu Costa é uma das atrações do Festival Nacional de Violão

O violonista e compositor de Jazz do Rio Grande do Sul, Yamandu Costa, será um dos destaques da 7ª edição do Festival Nacional de Violão do Piauí (FENAVIPI), que acontece de 07 a 10 deste mês. As apresentações acontecem no Cine-Teatro da Assembleia, à noite, e no Liceu Piauiense, na Oficina da Palavra, no Colégio Dom Barreto, no Ifpi, durante a manhã e a tarde.

Yamandu Costa

Criado em 2004, o Festival Nacional de Violão do Piauí (FENAVIPI) chega à sua 7ª edição com o patrocínio da Petrobras e com a participação dos grandes nomes do violão contemporâneo. Entre os convidados, figuram nomes como Fábio Zanon, Yamandu Costa, Marco Pereira, Ulisses Rocha, Mário Ulloa e o Argentino Victor Valladangos, entre outros.

Yamandu Costa é filho da cantora Clari Marson e do multi-instrumentista e professor de música Algacir Costa. Começou a estudar violão aos sete anos de idade com o pai, Algacir Costa, líder do grupo Os Fronteiriços e aprimorou-se com Lúcio Yanel, virtuoso argentino radicado no Brasil. Até os 15 anos, sua única escola musical era a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai.

Depois de ouvir Radamés Gnatalli, ele começou a procurar por outros brasileiros, tais como Baden Powell, Tom Jobim, Raphael Rabello entre outros. Aos dezessete anos apresentou-se pela primeira vez em São Paulo no Circuito Cultural Banco do Brasil, produzido pelo Estúdio Tom Brasil, e a partir daí passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro.

Yamandu toca estilos diversos como choro, bossa nova, milonga, tango, samba e chamamé, sendo difícil enquadrá-lo em uma corrente musical, dado que mistura todos os estilos e cria interpretações de rara personalidade no seu violão de sete cordas.Péricles Mendelpericlesmendel@cidadeverde.com