Em inauguração, governador anuncia vinda do ministro da Saúde

O governador Wilson Martins inaugurou no final da manhã desta segunda (10) o laboratório de diagnóstico da gripe H1N1 e gripe sazonal no Lacen (Laboratório Central do Estado), com a presença da secretária de Saúde, Lílian Martins, entre outras autoridades.

A obra física e os equipamentos custaram R$ 1 milhão e a partir de agora não será mais necessário que as amostras recolhidas no Estado sejam enviadas para São Paulo.

"Será uma economia de tempo e também das despesas com o envio desse material para o Adolfo Lutz [laboratório de SP]. As instalações são de primeiro mundo, com equipamentos de ponta. Vai dar mais segurança à população", declarou.

Segundo a secretária Lílian Martins, o exame de H1N1, que antes demorava um mês para ter o resultado, agora será feito em um dia. "Temos a capacidade de fazer 100 exames por dia", complementou.

Os técnicos terão ainda a possibilidade de fazer o monitoramento dos casos de gripe no Estado e, assim, traçar plano de trabalho específico para o combate da doença.

O governador anunciou também mudanças nos exames de DNA, que serão feitos em um novo laboratório. "A partir de dezembro vamos estar fazendo exames de DNA para todo o Estado, através de parceria com a Secretaria de Segurança para elucidar crimes que necessitem do exame genético", afirmou.

Para visitar o local, o governador calçou luvas, jaleco e touca.

"É um momento importante para o nosso Estado e vai ser muito melhor quando, no final do ano, poderemos inaugurar o laboratório de DNA", disse a secretária Lílian Martins. Ministro no Piauí

Wilson Martins confirmou que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, virá na próxima quinta-feira ao Piauí participar da Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá no Atlantic City.

O ministro também irá acertar os detalhes com o governador sobre a construção do primeiro módulo do Hospital Materno Infantil. Na agenda do ministro estão ainda visita ao hospital Getúlio Vargas para inaugurar o primeiro aparelho público de ressonância do Estado e a Central de Diagnóstico do Ceir.

"Queremos o reforço da participação do ministro para avançar nos índices da saúde que ainda são perversos", comentou.

Melhoria no atendimento

O governador Wilson Martins comemorou a melhoria no atendimento nos hospitais públicos do Estado. Segundo ele, tudo é resultado do cumprimento das metas que foram estabelecidas no início de sua gestão.

"O hospital de Campo Maior está realizando cirurgias ortopédicas, assim como o de Picos, que resolve agora a maioria destes problemas na própria cidade. Isso é resultado das metas que foram traçadas", afirmou.

Também foi inaugurada e está em pleno funcionamento, segundo o governador, a UTI no Hospital de Floriano.

Flash de Carlos Lustosa FilhoRedação de Leilane Nunesredacao@cidadeverde.com