Polícia faz manifestação na entrega do Instituto de Criminalística

Os policiais civis fazem manifestação em frente ao novo prédio do Instituto de Criminalística, que é inaugurado pelo governador Wilson Martins no fim da manhã desta terça (08). O novo Instituto de Criminalística funciona no bairro Saci, zona sul de Teresina, próximo a Academia de Polícia. Os funcionários reclamam mais aparelhamento e contratação de mais pessoal para a polícia civil.

De acordo com Cristiano Ribeiro, presidente do Sindicato dos Policiais Civis, a corporação não está aparelhada.

"A polícia está sucateada, os plantões estão sem funcionários. Há carência de pessoal. A perícia criminal, IML e Instituto de Identificação estão sem equipamentos", declarou o presidente.

Ainda segundo Cristiano, os novos prédios poderão trazer um alívio, mas não são capazes de resolver os problemas da polícia.

"Estamos esperando que os equipamentos cheguem. Mas ainda é preciso melhorar o atendimento a população", afirmou.

Ao chegar à solenidade, o governador comentou sobre as condições do novo prédio e sobre o pedido de interdição do antigo prédio do IML, feito pela Ordem dos Advogados do Brasil no Estado.

"Nós queremos abrir concurso público logo. Queremos valorizar a carreira dos nossos peritos e colocar aqui dentro a universidade. Não só é uma grande obra como a questão dos equipamentos, não só da parte da formação curricular, junto com a Uespi e UFPI. Já estamos com laboratório de DNA funcionando no Lacen. Queremos que o secretário faça proposta e estamos estudando possibilidade de concurso para o início do ano, para agregar pessoal e tecnologia de ponta na investigação de material genético. O IML funciona naquele local há décadas e estamos com o novo IML sendo concluído em 60 dias no máximo e é uma meta que estamos cumprindo. Não tem razão nenhuma para polêmica. É muito bem construído, muito bem arejado", afirmou o governador.

Vital Araújo, pioneiro na perícia criminal do Estado, está presente à solenidade. "Muito orgulho e honradez", declarou Vital Araújo em entrevista ao vivo no Jornal do Piauí.O diretor da Polícia Científica do Piauí, José Luis de Sousa, disse que o novo prédio vai ser composto dos laboratórios de fonética forense, metalografia (perícia em veículos roubados), informática, bioquímica, papiloscopia, balística e documentoscopia. São mais de mil metros quadrados de área construída.

O secretário de Segurança, Raimundo Leite, disse que será o melhor laboratório do Nordeste. "Nenhum estado do Nordeste tem uma estrutura como esta. Faltam apenas alguns equipementos que o governador já autorizou a compra", afirmou.

Foram investidos mais de R$ 1 milhão e demorou 2 anos para ser concluído.Atualizada às 13h05 

Flash de Carlos Lustosa FilhoRedação de Leilane Nunesredacao@cidadeverde.com