Cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras adquire testes de antígenos para detectar casos de Covid na fase inicial

 

Foto: Prefeitura de Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu testes rápidos de antígenos para Covid-19. Esse tipo de testagem permite detectar o vírus na fase inicial da doença, período de maior transmissibilidade do coronavírus, e contribui para garantir o isolamento precoce do paciente.

O objetivo é detectar os infectados o quanto antes para que eles possam entrar em isolamento social e evitar a disseminação do vírus. Segundo a Semusa, o exame será utilizado para auxiliar no diagnóstico e garantir subsídio ao profissional médico, além de promover mais segurança à população oeirense.

O teste rápido de antígeno já está disponível na Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde do município e pode ser feito entre o segundo e o sétimo dia do surgimento dos sintomas. O exame é realizado a partir da coleta da secreção do nariz do paciente. O resultado sai em vinte minutos.

Na manhã desta quarta-feira, 05, a equipe de profissionais do centro de referência passou por uma qualificação sobre a aplicação do teste. “O teste rápido Covid-19 antígeno detecta a presença de partículas do vírus causador da doença com precisão total de 92,94%. A detecção do vírus é feita em amostras de SWAB da nasofaringe, feito a partir do segundo dia de sintoma e o resultado em 20 minutos”, explica a enfermeira Alexsandra Fontes.

A aplicação do teste rápido de antígeno na Unidade Covid-19 segue critérios estabelecidos pelo protocolo do centro de referência para atendimento aos pacientes suspeitos da doença. Sendo assim, conforme avaliação e indicação médica, os grupos que deverão realizar o teste rápido de antígeno serão:

- Idosos com estado geral comprometido;

- Pacientes com comorbidades descompensadas;

- Pacientes com clínica sugestiva de Covid e com teste sorológico negativo;

- Profissionais de saúde assintomáticos, e teste sorológico IgG Positivo.

Teste sorológico

Além dos testes rápidos de antígenos, a Unidade Covid-19 realiza os testes rápidos sorológicos, que são recomendados após o sétimo dia do surgimento dos primeiros sintomas. Esse tipo de testagem é utilizada para detectar a presença de anticorpos criados pelo organismo contra o coronavírus. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais