Cidadeverde.com

Saúde inaugura Unidade de Pronto Atendimento em Oeiras

A Secretaria de Estado da Saúde inaugura neste sábado (17) a primeira Unidade de Pronto Atendimento(UPA) gerida pelo Governo do Estado. A unidade, localizada no município de Oeiras, vai atender a uma população estimada de 121.120 habitantes, com média de 150 atendimentos por dia.

A UPA de Oeiras teve projeto elaborado ainda no segundo governo do Wellington Dias, quando o deputado federal Assis Carvalho(PT) fora secretário de Saúde. A ordem de serviço foi assinada em 2010 e foram investidos R$1.851.057,46, oriundos do Ministério da Saúde e Governo do Estado.

Com o objetivo de diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais da região, a UPA terá atendimento 24 horas, com dois médicos plantonistas por dia, tendo sete leitos de observação. “Esse estabelecimento de saúde será voltado para o atendimento de urgência e emergência da região, facilitando e ampliando o acesso da população desde um atendimento não resolvido na atenção básica até um caso mais grave”, afirma o secretário de Saúde, Francisco Costa.

Segundo o secretário, o Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, vai funcionar como retaguarda, ou seja, “após a estabilização do paciente na UPA e passar por uma observação de 24h, requerendo uma internação, ele será encaminhado ao hospital regional”. 

Costa explica que os serviços de urgência e emergência, clínicos, pediátricos e traumatológicos não serão atendidos diretamente no Hospital Deolindo Couto, e, sim na unidade de pronto atendimento, com exceção da obstetrícia. Para os casos de maior complexidade, através da Central de Regulação, o paciente será encaminhado para um hospital de referência.

Além de Oeiras, o Governo do Estado implanta outras Unidades de Pronto Atendimento nos municípios de São Raimundo Nonato, Floriano, Bom Jesus e Uruçuí.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais