Cidadeverde.com

Margarete participa do encerramento dos festejos de Nossa Senhora da Vitória

A vice-governadora Margarete Coelho esteve presente neste sábado (15), na Procissão de encerramento dos Festejos de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da cidade de Oeiras e do Piauí. Estiveram presentes na solenidade o deputado estadual Hélio Isaías; o deputado federal Assis Carvalho; e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes.

Considerada a Cidade da Fé piauiense, a população se reuniu na igreja matriz, a primeira construída no Estado quando Oeiras era capital, para a solenidade de Assunção de Maria e a Festa de Nossa Senhora da Vitória. A procissão, com a imagem da Santa, percorreu a cidade até o morro do Leme, local onde foi erguida uma imagem gigante da padroeira, para a realização da missa campal.

Para Dom Juarez, bispo da Diocese de Oeiras, o festejo é uma celebração para a cidade e para os devotos de Nossa Senhora. “Hoje é dia de festa, pois celebramos a Assunção de Nossa Senhora e esse dia festivo é em honra à Maria. Cumprimento a todos os romeiros de Nossa Senhora da Vitória, esse povo de Deus, que por meio da devoção, vem saudar Nossa Senhora rumo ao morro do Leme”.

Margarete Coelho destacou a emoção de presenciar esse momento e o relevo do cortejo religioso para o Estado. “Essas manifestações religiosas são importantes, primeiro por ser uma profissão de fé. Sou Mariana de coração e momentos como esse em que a Congregação Mariana se junta para rezar e ser reúnem numa procissão tão bonita para orar e entregar seu coração a Maria, são importantíssimas. Então, essa profissão de fé é do povo; e aqui, em Oeiras, com nossa Senhora da Vitória abençoando a todos, é um momento bonito e de muita emoção”, declarou.


[email protected]

SAMU premia as unidades de Simões e Oeiras como destaque

Com o objetivo de desenvolver um processo de atualização dos conhecimentos referentes à atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU), por meio do Núcleo de Educação Continuada, a Secretaria de Estado da Saúde realiza o I Workshop para Coordenadores Estaduais do SAMU, durante esta sexta, 14, em Teresina. Na oportunidade, as bases descentralizadas dos municípios de Simões e Oeiras foram premiadas como destaque pelo desempenho de suas atividades.

 “Elegemos a unidade do município de Simões pelo bom estado de conservação do veículo e equipamentos. A coordenação do SAMU, em Oeiras, também foi uma das premiadas pelo esforço e dedicação em realizar ações diferenciadas envolvendo todo o corpo da base”, disse a coordenadora Estadual do SAMU, Cristiane Rocha Leal.

Atualmente, o Piauí conta com 71 bases descentralizadas do SAMU. Destas, 64 são reguladas pelo Estado. “Nós trabalhamos com a prevenção e promoção à saúde. Por conta disso, esse evento visa fortalecer, junto aos coordenadores das demais bases, as nossas atribuições enquanto prestadores de serviço de urgência”, disse Francina Amorim, coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU).

Para o coordenador médico do SAMU Estadual, Gerardo Vasconcelos, o evento é de suma importância “porque interessa a todos nós. Principalmente durante as inspeções nos municípios, já que devemos seguir as determinações médicas e legais”.

O evento segue com a palestra sobre a consolidação do SAMU como serviço de qualidade e ainda o lançamento do Regimento Interno.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeitura de Oeiras recupera estradas e leva água encanada à zona rural

A Prefeitura de Oeiras vem realizando diversas ações na zona rural do município, oportunizando à população melhor infraestrutura das estradas, tão quanto ampliando o fornecimento de água, problema que vem sendo resolvido pela gestão do Prefeito Lukano Sá. Desta vez, está sendo recuperada a estrada de acesso aos povoados Belo Monte, Cocos, Boca da Vereda e Canto da Vereda.


Até então, 45 quilômetros já foram recuperados, o que otimiza o deslocamento dos moradores da região do vale do Rio Corrente. Os habitantes destas comunidades, que somam mais de 350 famílias, vivem da agricultura familiar. Essas estradas irão facilitar o envio de seus produtos ao centro comercial de Oeiras.
 
Com essa ação, a gestão do prefeito Lukano Sá busca facilitar o deslocamento do homem do campo para a cidade, onde possam resolver seus problemas e, acima de tudo, manter seus negócios. Outras regiões devem, até o final deste ano, passar pelo mesmo processo, e a recuperação deve chegar a 100% das estradas da zona rural.
 
“Estamos muito felizes com a realização dessa obra. Antes, quando uma pessoa por aqui ficava doente, tínhamos muita dificuldade para chegar à cidade. Com essa recuperação das estradas temos mais tranquilidade, tudo fica mais rápido, seja pra quem anda de moto ou de carro, com certeza isso vai melhor muito as nossas vidas”, destacou o morador José Rodrigues (Zé de Tonho).
 
Outro melhoramento para zona rural é o fornecimento da água encanada, resultado da parceria do prefeito Lukano Sá com a FUNASA. No povoado Sapé, 12 casas já estão sendo atendidas com água encanada, o que resulta na comodidade de aproximadamente 60 pessoas.
 
Até o final do ano de 2015, um total de 27 comunidades serão beneficiadas com o abastecimento de água encanada. Com essa ação o prefeito Lukano Sá busca dar qualidade de vida e comodidade aos oeirenses, sobretudo aos moradores da zona rural, marcados pela desgastante rotina da convivência com o semiárido.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Maurício de Sousa será homenageado na III Feira Literária de Oeiras

Durante o evento de formação de gestores das escolas municipais para o segundo semestre de 2015, em Oeiras, a prefeitura da cidade lançou oficialmente a terceira edição da FLOR (Feira Literária de Oeiras), que tem como propósito inserir crianças e adolescentes no universo mágico da leitura. O escritor Maurício de Sousa será o homenageado da vez. 

Ao todo, 77 docentes participaram do evento, entre eles diretores, coordenadores e supervisores de ensino. O encontro teve ainda como objetivo garantir o desenvolvimento profissional e melhoria das ações pedagógicas e administrativas. 

Para a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, a realização de um evento dessa natureza oportuniza aos gestores terem mais traquejo no que se trata de planejamento, organização curricular, avaliação e gestão da educação escolar.

“Com o intuito intenso de formar leitores, idealizamos para o ano de 2015 o projeto “Aprendendo com Maurício de Sousa”, projeto esse que proporcionará uma viagem pelo mundo imaginário dos gibis por meio dos personagens do autor, onde os leitores irão vivenciar ricas experiências de leituras através de textos e contextos presentes nas histórias em quadrinho mais lidos no Brasil”, destacou Tiana Tapety durante a sua apresentação.

A FLOR teve início em 2013 com as Reinações de Narizinho e a turma do Sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato; em 2014 os alunos da rede municipal enveredaram pelo mundo genial de Ziraldo e seu Menino Maluquinho; e este ano a Turma da Mônica e de seu criador, Maurício de Sousa, devem tomar conta do evento literário.

Durante o evento foram realizadas diversas atividades, favorecendo aos participantes a trocas de informações e aquisição de estratégias que venham contribuir para o desenvolvimento da educação no município de Oeiras. Entre esses momentos, o evento contou com a participação das professoras Rita Campos e Maria do Espirito Santo Rêgo, que falaram de suas experiências como gestoras e educadoras durante anos em escolas públicas da sociedade oeirense.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Homem morre e cinco ficam feridos em grave acidente na BR-230 em Oeiras

Um homem identificado como Jodelmar Carvalho Pereira, 31 anos, morreu e mais cinco pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde de ontem (3) na BR-230. De acordo com o policial rodoviário federal L. Bessa, o acidente ocorreu quando a vítima fazia uma manobra arriscada na pista.

Os dois veículos seguiam no mesmo sentido no momento do acidente. Na altura do KM 240 da estrada, Jodelmar tentou realizar uma manobra à esquerda, para ter acesso a uma entrada localizada no lado oposto.

"Nesse momento, o veículo que vinha atrás não conseguiu evitar a colisão e acabou atingido a lateral esquerda do veículo, atingindo exatamente o lado do motorista", informou o policial.

No carro em que estava a vítima seguiam mais três pessoas, que não foram identificadas. No outro veículo, havia dois passageiros.

Todos tiveram ferimentos leves e foram levados para o Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras.

Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram o falecimento de Jodelmar.

"O que temos pra hoje é saudade. Luto, pois perdi um irmão que a vida me deu. Vai com Deus meu irmão", escreveu um amigo. 

 

Maria Romero
[email protected] 

Duas pessoas morrem em acidente após pneu estourar e carro bater em árvore

Dois homens morreram e uma mulher ficou gravemente ferida após um acidente em um trecho da BR-230 próximo a Oeiras, 315 quilômetros ao Sul de Teresina. O acidente aconteceu na tarde de domingo (26) no km 232 da rodovia federal.

De acordo com informações da Polícia Civil, os trabalhadores rurais Reginaldo Gonzaga da Silva, de 32 anos, e Francisco José do Nascimento, de 35 anos, morreram após o carro em que estavam estourar o pneu, perder o controle e bater violentamente em uma árvore no Povoado Alto Sereno.

Reginaldo, que conduzia o veículo, e Francisco estavam nos bancos da frente e tiveram morte instantânea. A jovem Carmem Emilly de Sousa, de 18 anos, que estava no banco traseiro, ficou presa às ferragens e teve ferimentos graves - ela era casada com Francisco.

Segundo Fortunata da Silva Fontes, perita criminal da Polícia Civil de Oeiras, a tragédia aconteceu quando os três viajavam de Nazaré do Piauí a Santa Cruz do Piauí. "Os três moravam em uma comunidade rural de Santa Cruz chamada Carreiras. A sobrevivente tinha alugado o carro para visitar uma tia doente em Nazaré. Quando eles voltavam para casa, o pneu traseiro direito estourou, o carro perdeu o controle, invadiu a pista contrária por cerca de 35 metros e se chocou contra a árvore", detalhou a especialista.

Fortunata garante que o carro estava em alta velocidade no momento do acidente. "O veículo vinha com muita velocidade. Por isso, o impacto foi tão grande e o resgate da sobrevivente e dos dois corpos foi tão trabalhoso", comentou a perita sobre o trabalho que mobilizou, além da Polícia, três equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Única sobrevivente da tragédia, Carmem Emilly foi resgatada e encaminhada para o Hospital Deolindo Couto, em Oeiras, onde recebeu os primeiros socorros. Em seguida, devido à gravidade dos ferimentos, ela foi removida para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Flávio Meireles
[email protected]

Biblioteca Circulante promove a leitura para crianças de Oeiras

Mesmo diante as novas tecnologias, o universo da leitura é sem dúvida uma ótima opção de entretenimento para as férias escolares do meio do ano. Nessa perspectiva, a Secretaria de Cultura e Turismo de Oeiras vem realizando uma série de atividades que motivam e proporcionam a prática da leitura.

Entre essas ações está a Biblioteca Circulante, que neste mês de julho promove uma edição especial de férias. Esse projeto visa percorrer vários espaços públicos, levando leitura e entretenimento à população, em especial ao público infantil.
 
Segundo Carminha Rodrigues, responsável pelo Projeto Biblioteca Circulante, o jovem ou a criança que passa a ter contato com a leitura terá um melhor desempenho nos resultados da escola. Por conta disso, a leitura precisa ser encarada com seriedade e um tempo de estudo precisa ser reservado para o ato de ler.
 
Com esse propósito, a Biblioteca Circulante estará neste domingo (26) na Praça das Vitórias, a partir das 17h, dentro de outra proposta de incentivo à leitura, que é o “Piquenique da Leitura”. Logo em seguida, será exibido no Cine Teatro Oeiras o filme “Encantada”, um longa-metragem que tem como base um conto de fadas, produção da Disney, que utiliza uma linguagem versátil. A proposta é que o filme seja uma linguagem complementar ao mundo mágico das letras.
 
“Compreendemos que a leitura, em seu conceito, está além da palavra escrita. Nos dias de hoje é preciso se apropriar de outras linguagens, motivando crianças e jovens a vivenciarem o universo mágico que são os livros. Tudo isso pode se transformar em um grande atrativo e, consequentemente, trazer bons resultados na vida de cada um”, pontuou Carminha Rodrigues.
 
Programação:
Dia 26 de julho e 2015
17:00h - Piquenique da Leitura
18:30h  - Exibição do Filme “ Encantada”

 

Da Editoria de Cidades.
[email protected]

Obras do novo campus da Uespi deverão começar em outubro

O Prefeito de Oeiras, Lukano Sá, em companhia do Reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso, visitaram o terreno onde será construída a nova sede da UESPI em Oeiras. O espaço para construção fica localizado no bairro Uberaba, onde já se encontra em funcionamento o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e será implantado também a Universidade Federal do Piauí (UFPI).


 A construção da nova sede da UESPI na cidade é uma solicitação antiga da população local. Atualmente, a instituição de ensino superior funciona no antigo prédio da Escola Normal Presidente Castelo Branco. Para a efetivação do novo campus, a prefeitura de Oeiras fez a doação de 50 mil metros quadrados de terreno, área avaliada em R$ 8 milhões.
 
“Estamos empenhados em aumentar o número de cursos, mas antes vamos fazer um estudo para assimilarmos qual a necessidade da região, ao tempo que também vamos ouvir a população, ao certo que queremos que Oeiras possa ter cursos que venham promover o desenvolvimento da região”, destacou o Nouga Cardoso.

As obras deverão ter início no mês de outubro e serão executadas com recursos disponibilizados pela Bancada Federal do Piauí. Também participaram da visita os secretários municipais de Administração e Finanças, José Raimundo; Obras, Luis Fernando; e o diretor do campus de Oeiras, professor Harlom Lacerda.


Da Redação
[email protected]

Presidente do TJ-PI anuncia construção de Fórum em Oeiras

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho, anunciou que já está prestes a ser publicado o edital para a construção do Fórum de Oeiras.

Ele explica que mesmo a cidade tendo sido a primeira capital do Estado, ainda não tem um prédio próprio funcional e adequado para abrigar adequadamente os serviços e servidores da Justiça Estadual.

"O objetivo é melhorar a estrutura de trabalho da Justiça naquele município”, comentou Eufrásio.

Mais obras

O desembargador informou ainda que outras providências também estão sendo adotadas para, em breve, ser construído um fórum em Corrente, no extremo Sul do Piauí, visando o mesmo objetivo, ou seja, melhorar o atendimento e a funcionalidade dos serviços do Poder Judiciário do Estado do Piauí.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

V Conferência Municipal de Saúde é encerrada com saldo positivo em Oeiras

Durante o dia de ontem (09) a Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras realizou as atividades ligadas à V Conferência Municipal de Saúde. Este ano, o encontro teve como temática “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. O evento teve início na noite da última quarta-feira (08), com palestra proferida pela médica Patrícia Santos.

No segundo dia do evento, logo pela manhã, a Secretária Municipal de Saúde, Auridene Freitas, apresentou um painel onde foi exposto o panorama da saúde em Oeiras. Em seguida foram apresentados os oito eixos temáticos da conferência pela senhora Maria Gorete Pereira.
 
Na parte da tarde os participantes da conferência dividiram-se em quatro grupos, onde cada um trabalhou dois dos oito eixos previamente elencados. Após a discussão dos tópicos e das propostas sugeridas, foi realizada a plenária final, onde mais uma roda de discussão foi realizada no intuito de serem aprovadas as propostas que devem ser levadas à Conferência Estadual de Saúde.


 
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Oeiras, Francisco Lemontier, o evento superou todas as expectativas, visto que a participação da população é de muita valia para a garantia de políticas públicas para este segmento.
 
“Foi um evento muito participativo e importante para nossa cidade, sem dúvida, um momento de planejamento de políticas públicas. Foi tudo muito positivo, sobretudo as discussões. Um evento muito bem organizado, dessa vez as solicitações são bem mais abrangentes, houve um avanço muito grande, o que percebemos é que os participantes desejam algo que não só beneficie a cidade, mas todo o estado”, destacou Francisco Lemontier.
 
A V Conferência Municipal de Saúde de Oeiras foi encerrada com a eleição dos oito delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Saúde. Na ocasião foram feitos os esclarecimentos dos procedimentos para quem irá participar deste evento.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores