Cidadeverde.com

Limpeza nos bairros: Prefeito diz que falta de limpeza poderá gerar multa de até R$ 2 mil

  • 20151226042117_(1).jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • 20151226042126_(1).jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • 20151226042117.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • 20151226042126_(3).jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • 20151226042126_(2).jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • 20151226042126.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • 20151226042130.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • 20151226042130_(3).jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • 20151226042133.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • 20151226042133_(1).jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • 20151226042210.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), está participando neste sábado (26) da Operação "Faxina nos bairros” e informou que está sendo elaborado o novo Código Sanitário de Teresina, que deve ficar pronto até fevereiro de 2016, o qual estabelecerá que os moradores que forem reincidentes em falta de limpeza pagarão multas, que podem variar de R$ 500 a 2 mil.

Firmino pediu mais uma vez a colaboração das famílias no serviço de limpeza nas residências para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Também atentou para que as pessoas tenham cuidado com a correta coleta de lixo.

"Os agentes de endemias da Prefeitura visitam as casas. Se quando visitarem novamente, as pessoas não tiverem cumprindo as normas de segurança do código poderão ser notificados e multados”, explicou o prefeito. 

A ideia é que equipes da Prefeitura façam visitas a cada dois ou três meses, no máximo, e caso constatada a reincidência de falta de coleta de lixo e limpeza adequada, vai ser cobrada uma multa considerada “pesada” pelo prefeito, que será cobrada através do IPTU. 

Hoje a operação começou pela zona sul às 7h30 na Praça João Martins Moraes, na Avenida Ivan Tito, bairro Lourival Parente, com equipes de limpeza e técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizando o trabalho de limpeza. Ainda neste sábado, os bairros Marquês (zona Norte), Cidade Jardim (zona Leste) e Dirceu I (zona Sudeste) recebem as equipes de limpeza da Prefeitura. A “Faxina Nos Bairros” é operacionalizada pela FMS e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs).

"Essa luta contra o mosquito é um grande desafio de toda a cidade, mas se cada um fizer sua parte todos sairemos vitoriosos. Pedimos a colaboração das famílias no sentido de observarem em suas residências possíveis focos de reprodução do mosquito e também cuidado no acondicionamento do lixo", observou o Firmino Filho.

A ação é uma das estratégias do Plano Emergencial e Intersetorial de combate ao mosquito Aedes aegypti e as ocorrências relacionadas ao vetor. Os locais escolhidos para a limpeza apresentam os números mais altos de infestação de mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya, segundo o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação para o Aedes aegypti (LIRAa). Na “Faxina nos Bairros” a população é orientada a colocar na calçada todo material inservível que possa acumular água e virar um possível criadouro de mosquito para serem recolhidos pelas equipes de limpeza.

“Estamos no enfrentamento a essa epidemia que está se espalhando por tod o Nordeste, a Zika já não tem as consequências parecidas com a dengue. A Zika pode comprometer o futuro das nossas gerações. Nos já tivemos 21 crianças na cidade de Teresina que nasceram com microcefalia, associadas à Zika, então é importante que nós possamos mudar completamente o nosso comportamento em relação a questão do lixo, dos resíduos sólidos”, disse Firmino. 

Ele acrescentou que “é fundamental que possamos fazer nossa parte, cada um de nós, na nossa residência, dar uma olhada no quintal, nós estamos fazendo aqui a faxina do sábado, é aproveitar o sábado, o tempo ocioso desse dia para dar uma olhada no quintal, no jardim, na casa toda, para evitar que possamos ter criatórios de mosquito. E não apenas isso, é necessário que possamos ter uma consciência maior em relação ao lixo que geramos e saber como estamos dando destinação desse lixo”.

O prefeito explicou que as equipes de limpeza da prefeitura vão estar três na semana por toda a cidade de Teresina. “E ao mesmo tempo temos 18 pontos de recebimento de resíduos espalhados por Teresina que podem receber esse lixo que não são orgânicos. Para tudo isso, temos que ter sempre um compromisso com a conscientização”.

 

Lyza Freitas
redacao@cidadeverde.com