Cidadeverde.com

Denúncias de focos da dengue podem ser enviadas por meio de aplicativo

Teresina é a primeira cidade do Nordeste a adotar o aplicativo Colab, que promove interação entre gestão pública e comunidade sobre os problemas da cidade. Uma destas questões é a presença de focos do mosquito Aedes aegypti, que podem ser denunciados com fotos e localização automática.

 
O aplicativo Colab, que está disponível para Android e iOS, nasceu como uma rede social onde a comunidade pode apontar a existência de problemas estruturais em um local. Por meio de um contrato de cooperação não remunerado, a Prefeitura de Teresina adotou a plataforma como canal de relacionamento oficial com a população no ambiente digital no ano passado.
 
No Monitor Colab.re, a Ouvidoria da Prefeitura de Teresina tem acesso a uma lista de fiscalizações e propostas dos usuários, acompanhadas de foto, endereço físico e link na rede social para cada problema relatado, além de visualizar comentários e curtidas de outros seguidores, bem como o número de protocolo gerado a partir de cada solicitação.
 
Porém, a partir deste mês de dezembro, as denúncias relacionadas ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika passaram a ser recebidas diretamente pela Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), para conseguir um atendimento mais ágil à população. “Nosso objetivo promover o diálogo com o contribuinte por meio do estímulo à interação”, informa Oriana Bezerra, gerente de zoonoses da FMS.
 
O Colab.re entra para a galeria de serviços disponibilizados pela Prefeitura de Teresina e FMS para incentivar a participação da comunidade no combate à dengue, zika e chikungunya. Além dele, o cidadão tem á sua disposição o disque dengue, por meio do número 0800 286 0007. O serviço é gratuito e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Ele não apenas recebe denúncias de focos do mosquito, como também atende solicitações de visitas de agentes de endemias e tira dúvidas sobre o problema.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais