Cidadeverde.com

Marinha emite alerta para ondas de 2,5 metros em possível ressaca no litoral

Foto: Chamadageral

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alerta que o litoral nordestino pode sofrer com ressaca de hoje(28) até quarta(30) com ondas de aproximadamente 2,5 metros. As praias do Piauí estão incluídas no alerta.

De com a Capitania dos Portos do Piauí, a influência das fases da lua provoca ondas maiores e sugere que os navegantes consultem as informações antes de irem ao mar. 

“É possível que tenhamos ressaca em nossas praias do Piauí também principalmente relacionadas à fase da Lua Nova, que provoca o fenômeno chamado de Maré de Sizígia, onde temos a presença das maiores pré amares e das menores baixa marés, proporcionando uma variação de maré de, aproximadamente, 3 metros”, afirmou soldado Aexandre Nobre, da comunicação da Capitania dos Portos.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).


Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com