Cidadeverde.com

Deputado destina emenda para produção de horticultura suspensa em Pedro II

O projeto de produção de alimentos a ser implantado em Pedro II, norte do Piauí, foi debatido em reunião na Fundação Banco do Brasil, nessa semana (4), da qual participaram o deputado federal Assis Carvalho e o secretário de Desenvolvimento do Piauí, Francisco Limma. Orçado em R$ 2,5 milhões, a proposta terá contrapartidas da FBB, do SESI e do Governo estadual – parte que envolve ainda emenda de R$ 500 mil do deputado federal Assis Carvalho. Por fim, o parlamentar solicitou a elaboração de um calendário de ações.

O objetivo é implantar a produção orgânica de hortaliças e frutas por aeroponia, uma técnica de horticultura suspensa, com os vegetais acima do solo, sem utilizar grandes quantidades de água.

A parceria entre a FBB, o SESI e o Governo do Estado do Piauí prevê que os alimentos sejam produzidos com água e espaço reduzidos e com a utilização de energia solar sustentável. O resultado seria a produção de soluções nutritivas capazes de alimentar cerca de 50 mil pessoas por hectare produzido.
O projeto é inovador no Brasil. “Temos um projeto ímpar no país e que será capaz de aliar a segurança alimentar e a geração de renda, o que resultará na emancipação de comunidades”, disse deputado Assis Carvalho.

Na reunião, foi debatida a possibilidade de que o projeto seja realizado em fases – o que foi acordado entre as partes. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais