Cidadeverde.com

Coluna de 26/03/2020


A judoca Sarah Menezes é uma das aniversariantes desta quinta-feira. Nesta semana, a piauiense recebeu um presente antecipado: o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021. Com a medida, Sarah poderá se preparar melhor e se recuperar de uma lesão para poder disputar a competição. Felicidades, Sarah! 

 

Enlace adiado 
A arquiteta Marinna Dias e o médico Vinícius Macedo, que subiriam ao altar no dia 16 de maio, decidiram adiar a data do casamento. Os noivos anunciaram a nova data do enlace: 25 de julho de 2020. 

Debut adiado 
Gerson Prado e Fernanda Figueiredo decidiram adiar o debut da filha Lavínia. A festa, que estava marcada para o dia 30 de abril, foi adiada em face da incerteza do atual momento por conta da pandemia do coronavírus. A nova data da festa será divulgada em breve! 

 


O prefeito Firmino Filho provando que nem mesmo um celular descarregado o impede de executar o trabalho diário. Belíssimo trabalho, por sinal! A postura de Firmino tem sido elogiadíssima pela população, que se sente resguardada pelas medidas tomadas pelo gestor 

 

Semana Santa
As tradicionais celebrações da Semana Santa em Oeiras - como a Procissão do Fogaréu - serão diferentes neste ano devido a pandemia do coronavírus. O bispo diocesano de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre, informou que as missas serão transmitidas via internet. Oeiras, conhecida como a capital da Fé, chega a receber mais de 15 mil pessoas no decorrer da Semana Santa.

Procissão do Fogaréu 
Como a Procissão do Fogaréu não será mais realizada, a diocese reinventou a tradição: pedirá que as famílias acendam tochas em frente às residências a partir das 20 horas do dia 9 de abril. Desta maneira, a mística da Semana Santa que é tão forte, significativa e indispensável no município será mantida.

 


Em isolamento social, artistas piauienses revelaram que estão usando o tempo livre para compor e curtir o tempo com a família. Músicos, cantores e bailarinos têm enviado recados durante a programação da TV Cidade Verde pedindo que a população respeite o período de quarentena. Além do recadinho, os artistas revelam como têm sido a rotina deles nesta época de distanciamento social. Confira AQUI!

 

Artistas em stand by 
O Jornal do Piauí também apresentou o quadro ontem. Confira as dicas de Lilly Araújo, Robert Gleydson e Cícero Filho sobre como aproveitar o tempo durante o isolamento social aqui!

Solidariedade 
Em tempos de isolamento social, a Associação Casa Esperança e Vida lançou a campanha "Transferência Solidária". A Casa presta assistência a centenas de  pessoas que estão em tratamento contra o câncer e as doações estão sendo entregues nas residências dos beneficiados. Para participar deste ato de solidariedade, entre em contato por meio do WhatsApp (86) 99840-7531. Se preferir, visite as redes sociais da entidade: @casaesperancaevida, no Instagram, e Associação Casa Esperança e Vida, no Facebook. 

 


A diretora-geral da Agência de Desenvolvimento Habitacional, Gilvana Gayoso, mostrando que sabe aproveitar muito bem este período de distanciamento social. Gilvana tem investido em exercícios em casa para arejar a mente e definir o shape! 

 

É big! 
Sarah Menezes, Maryanne Pacheco Lopes, Eduardo Feitosa e Isabela Eulalio Carvalho Sampaio aniversariam hoje. Parabéns!

 


O médico Vinícius Dias, filho do governador Wellington Dias e da deputada federal Rejane Dias, é um das profissionais da área da saúde que tem enfrentado a luta contra a Covid-19 na capital

 

Cultura
Para minimizar os impactos da crise entre artistas e produtores, a Secretaria de Estado da Cultura lança três projetos na área: o “Festival Sossega o Facho em Casa”, a antecipação do edital do Projeto Boca da Noite e a distribuição de 1.200 livros durante a quarentena.

Sossega o Facho!
A criação do “Sossega o Facho em Casa” visa à seleção de conteúdos digitais nas áreas de música, dança, artes cênicas, artesanato, audiovisual, entre outras. Todos os selecionados produzirão material para ser consumido pela internet e a Secult vai arcar com os custos dos cachês dos artistas inscritos.

 


A jornalista Cláudia Brandão aderiu ao uso de máscaras durante a apresentação do programa Revista Cidade Verde
 

Doação de Livros 
Outra medida importante adotada durante a quarentena é a doação de livros à população. Por meio de algumas parcerias, a equipe da Secult já conseguiu catalogar mais de 700 livros, mas, ao todo são 1.200 exemplares. Os livros serão distribuídos aos interessados que entrarem em contato pelas redes sociais da Secult. Os títulos serão entregues em casa, no endereço informado, sem nenhum custo para os leitores.
 

Boca da Noite 
O edital do Projeto Boca da Noite também será antecipado e este ano, além de contemplar cerca de 100 artistas e grupos musicais, também será feito de forma on-line. Os artistas farão os shows, mas ao contrário do que ocorre tradicionalmente, serão transmitidos pela internet para evitar aglomerações. Os cachês também serão pagos normalmente.


A coluna deseja mais sucesso e alegrias para a empresária Maryanne Pacheco, que aniversaria hoje. Saúde e paz! 

 

Mediação Tecnológica
A Secretaria Estadual de Educação, via Mediação Tecnológica, montou um plano de trabalho para manter a estratégia de transmissão das aulas de Ensino Médio e Etapas EJA Médio durante os dias 23 e 28 de março. As aulas, que iniciaram em 18 de março, contam com uma programação especial por meio do Canal Educação e TV Antares (Canal 2.1) e na plataforma YouTube, como explica Viviane Carvalhedo, diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc.