Cidadeverde.com

Coluna de 14/03/2017

FOTOS: ROBERTA ALINE

O diretor-presidente do Sistema Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, durante a abertura do Congresso das Cidades

 

Congresso das Cidades 
Com 3.040 inscritos, dentre estes 218 prefeitos, o Congresso das Cidades provou que o evento já nasceu grandioso. A abertura contou com as presenças do governador Wellington Dias, dos senadores Ciro Nogueira e Elmano Ferrer, do prefeito Firmino Filho, deputados federais e estaduais, além dos prefeitos, gestores e funcionários de prefeituras piauienses.

 

O presidente do Sebrae, Mário Lacerda, discursando durante a abertura do evento 

 


Congresso das Cidades II
Paralelo à programação de palestras, seminários e workshops o Congresso das Cidades realiza na praça de alimentação do eventos shows com artistas de Teresina. Durante os três dias de Congresso, todas as noites atrações vão animar os participantes, sempre a partir das 19 horas. O Sexteto de Cordas da Orquestra Jovem do Projeto Música para Todos e na sequência a cantora Lene Alves com sua banda da Cumade animaram a primeira noite do evento. A programação de shows seguirá com o quarteto de cordas do Música para Todos e o sanfoneiro Ivan Santos nesta terça. Já no último dia do Congresso, amanhã (15), o show ficará por conta da Orquestra Jovem do Música para Todos e As fulô do Sertão.

 

 

O governador Wellington Dias marcou presença na abertura do Congresso das Cidades 

 

Governador 
O governador Wellington Dias (PT) declarou que o compartilhamento de conhecimento dos gestores durante o Congresso das Cidades poderá ser visto nos próximos meses. Além disso, o governador acredita que uma gestão municipal bem preparada traz melhores resultados. Para ele, “o Piauí terá a melhor geração de prefeitos”.

 

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, também esteve no evento promovido pela TV Cidade Verde


Educação 
“Pessoas educadas e treinadas são os ingredientes das transformações”. É o que defende o ex-ministro Ozires Silva, 85 anos, que ministrou palestra no Congresso das Cidades. Fundador da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), Ozires Silva, falou sobre a “Educação que transforma” para os prefeitos e gestores municipais, na sede da Fiepi.

 

 

O presidente da APPM, prefeito Gil Carlos, durante abertura do Congresso das Cidades 


Programação 
A programação dessa terça-feira (14) do Congresso das Cidades tem início às 15h. Entre os destaques do dia está a palestra "Cidades Inteligentes", na qual será contada a experiência de Mariana e Ouro Preto e contará com o prefeito das duas cidades mineiras.


 

O presidente da FIEPI, Antônio José Moraes Souza Filho, esteve na abertura do evento 



Especialista
A palestra do economista Ricardo Amorim - que é o único brasileiro listado entre os mais importantes palestrantes mundiais - acontece às 18h40 no auditório principal. O especialista falará sobre os motivos que levaram o país a entrar na atual crise econômica, como o Brasil vai sair e quais as oportunidades que surgirão com esse retorno ao crescimento. Amorim também explicará aos gestores como as parcerias entre os poderes públicos e privados podem ser vantajosas nesse momento. Confira a programação completa AQUI

 

 

Um flagrante do senador Ciro Nogueira, o deputado estadual Themístocles Sampaio e o prefeito de Teresina Firmino Filho lendo a Revista Cidade Verde em um intervalo da abertura do Congresso das Cidades  

 

Pesar
Faleceu no final da tarde de ontem (13), aos 78 anos, o médico Antônio Dib Tajra. Ele estava internado desde o dia 2 de março no Hospital São Paulo e teve falência múltipla dos órgãos. Formado pela Faculdade de Medicina do Ceará, Antônio Dib Tajra tinha mais de 50 anos de carreira.

 

O ex-ministro Ozires Lima comandou a palestra no primeiro dia do Congresso das Cidades 

 

Seminário
No dia 21 de março, será realizado o seminário “PPP e concessões: perspectivas e possibilidades no Piauí”, no Metropolitan Hotel de Teresina. O evento está sendo organizado pelo Instituto dos Advogados Piauienses (IAP) e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), com apoio da Embaixada Britânica, LSE Enterprise, Prefeitura de Teresina, Governo do Estado do Piauí e Rede PPP. Os detalhes da programação e as inscrições gratuitas estão disponíveis no endereço eletrônico:www.fespsp.org.br/seminarioppp

 

A superintendente de Parcerias e Concessões do governo do Estado, Viviane Moura, deu início à série de palestras do I Congresso das Cidades

 

Bate-papo 
Uma marca de moda piauiense está trazendo para Teresina, a digital influencer Adriana Santana para um bate-papo sobre Moda, Mídias Sociais e Privacidade. O encontro acontece no dia 18 de março, no Shopping Rio Poty e será aberto ao público.

 

Os empresários Jesus Tajra e José Sobrinho estiveram na plateia da abertura do Congresso das Cidades 

 


Judô
A Federação Piauiense de Judô realizou no último final de semana, o Seminário Estadual de Atualização de Arbitragem em judô, com o árbitro internacional, Edison Minakawa. O evento teve apoio da Confederação Brasileira de Judô, Ajef e CT Sarah Menzes. No registro, Expedito Falcão, Edison Minakawa e Reginaldo Fonseca.