Cidadeverde.com

Coluna de 21/10/2017

Interina: Thais Loiola

 


A artista plástica Luciana Severo ao lado de cinco das oito crianças piauienses que estão com trabalhos expostos na mostra "Les Enfants a colorier Paris", aberta ontem a noite, em Paris

 
Exposição
Ontem, em Paris, aconteceu a vernissage da mostra internacional "Les Enfants a colorier Paris". O evento tem sede no Carrousel Du Louvre e está inserido no Salon International D’ Art Contemporain. Oito crianças piauienses que estudam arte no ateliê Luciana Severo, em Teresina, participam da exposição. 

Nomes
Maria Fernanda Clêrton de Oliveira, Maria Catarina Parente Ferrer, Maria Carolina Rocha, Pietra Vieira Pires, Amanda Barros, Isabela Trentini, Isadora Barros e Luna Rocha são as crianças que estão com trabalhos expostos na mostra na capital francesa. O colunista Péricles Mendel, que está em Paris, fez a cobertura exclusiva da exposição.

 


O titular da coluna, Péricles Mendel, conferiu a vernissage da exposição "Les Enfants a colorier Paris", no Carrousel Du Louvre, em Paris. No registro, Mendel ao lado da artista plástica Luciana Severo e de Edison Rosa, que é o chefe do setor cultural da Embaixada do Brasil na França

 

Altar 
O cardiologista Edemir Carvalho Júnior e a odontóloga Naiana Carvalho sobem ao altar neste sábado. O casamento acontecerá na Mansão Bliss. 

 


Luna Rocha também integra o grupo de oito crianças piauienses que participa da mostra parisiense. No registro, a artista com os pais Delano Rocha e Mayra Cavalcante e o irmão Dante. Abaixo, a artista com a avó, Rosângela Cavalcante

 

Título
O cardiologista Gilson Soares Feitosa Filho receberá o título de cidadão piauiense no dia 23 de outubro pelas mãos do deputado Dr. Pessoa. Já o cardiologista Sérgio Tavares Montenegro será agraciado com a mesma honraria no dia 31, com proposição do deputado Wilson Brandão. Gilson e Sérgio são naturais da Bahia e de Pernambuco, respectivamente. 

 


Isadora Barros posa ao lado de sua tela acompanhada dos pais, o cardiologista Raimundo Barros Neto e Gilderlene Barros, e do irmão Raimundo Barros Júnior. Na segunda, a família embarca para Londres onde passará uma semana

 

Arte
Os trabalhos de Dalva Santana continuam em exposição no Guarany Cafeteria. Os espectadores poderão conferir pinturas e esculturas da artista plástica até o dia 4 de novembro.

 


A procuradora Claudia Clerton com a filha Maria Fernanda, uma das artistas mirins que participa da exposição Les Enfants a Colorier Paris

 


Livro
O psiquiatra Edmar Oliveira lançará o livro Sitiados no dia 27 de outubro, na Entrelivros. A publicação foi lançada recentemente na Bienal do Rio e tem prefácio do advogado e escritor piauiense Ribamar Garcia. 

 


A linda artista Maria Catarina posa com os pais Daniela Parente Ferrer e Elmano Ferrer Filho no Carrousel du Louvre

 

EDUFPI
A Editora Ufpi celebra 25 anos de fundação. O reitor José Arimatéia Lopes, a superintendente de comunicação social Jacqueline Dourado e o diretor da EDUFPI Ricardo Alaggio convidam para a solenidade de comemoração, que acontecerá no dia 27 de outubro, na sede da Editora.

 


A médica Maria do Carmo Paraíba Barros com a filha, a artista Amanda Barros

 

Luiz Carlos Lacerda
O cineasta Luiz Carlos Lacerda vem para a capital na próxima quinta-feira (26), participar do projeto Sessão com Debate com a exibição do filme Introdução a Música do Sangue, nos Cinemas Teresina, às 19h30. O filme retrata a vida de uma família que mora no interior do Brasil e toda a atmosfera de angústia e repressão de desejos vivida por eles. 

 



Pietra Pires também participa da mostra Le Enfants a colorier Paris. No registro, a artista com os pais Giselle Pires e Paulo Pires e o irmão Paulo Pires Júnior

 


Terceiro setor
O 12º Pré-Congresso da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer (RFNCC) está com inscrições abertas no site www.redefemininanacional.com.br. O evento acontecerá no Gran Hotel Arrey, de 08 a 10 de novembro, com o tema “Capacitando o Terceiro Setor para melhor servir”. O congresso é voltado para todas as pessoas que desejam conhecer mais e atuar no terceiro setor.

 


Gina Castelo Branco e Delson Castelo Branco também conferiram a vernissage da mostra internacional "Les Enfants a colorier Paris" 

 

Restrospectiva Vitrine
Os Cinemas Teresina passarão a exibir novamente filmes independentes que se destacaram nos principais festivais brasileiros e internacionais com o intuito de levar ao público um cinema de qualidade, original e que retrata a cultura do país. A Retrospectiva Vitrine começou na última semana e seguirá até o dia 1º de novembro, exibindo os filmes em sessão única, sempre às 21h30. Serão 14 filmes diferentes exibidos em 14 dias.

 


Quem aniversaria neste sábado é o jovem advogado João de Deus Fonseca Filho. No registro, o aniversariante com a avó, a renomada professora Cecília Mendes

 


OST 
A Orquestra Sinfônica de Teresina inicia, nesta segunda (23), Curso de Percussão Erudita destinado aos músicos do projeto de "Bandas", mantido pela Prefeitura de Teresina através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. São 10 vagas para alunos de 15 a 18 anos, integrantes do projeto Banda escola. Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas no Palácio da Música.

 


OST II
As aulas acontecerão no Palácio da Música uma vez por semana, nas segundas-feiras, e serão ministradas por Gilson Fernandes, chefe do naipe de percussão da OST. O objetivo é a formação de novos músicos percussionistas na cidade, que poderão ser aproveitados na Orquestra Escola e, futuramente, na Orquestra Sinfônica de Teresina.