Cidadeverde.com

Fundação Hospitalar consegue liberação de mais de R$ 2 milhões para Hospital de Picos

Foto: Ascom Fepiserh

 

 

O Ministério da Saúde aprovou recursos da ordem de R$ 2.400.000 que serão investidos no componente hospitalar do Plano de Ação Regional da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da região de Picos.

O presidente da Fundação Hospitalar do Piauí (Fepiserh), Pablo Santos, explica que os recursos serão direcionados para o Hospital Regional Justino Luz e tem como finalidade o custeio de quaisquer ações e serviços de média e alta complexidade para atenção à saúde da população.

“Batalhamos pela aprovação desses recursos e vamos tornar o Hospital Justino Luz a porta de entrada para a rede de urgência e emergência, beneficiando não apenas Picos, mas todos os municípios que fazem parte daquela região do Vale do Guaribas”, diz Pablo Santos, ressaltando que a liberação desses recursos chega em um momento importante, em especial, por reforçar as ações de combate à pandemia do coronavírus no estado.

Além de recursos na área de custeio, o gestor adianta que a fundação já está com projeto no Ministério da Saúde solicitando recursos para investimentos em reforma e compra de equipamentos, dentre outras ações. “O Justino Luz é um hospital regional de referência e atende a cerca de 50 municípios, oferecendo serviços de obstetrícia, ortopedia, radiologia, emergência clínica, cirurgia geral, pediatria, dentre outros. Atualmente, conta com 10 leitos de UTIs. Não tenho dúvidas da importância desses investimentos”, pontua Pablo Santos.

O presidente da fundação esclarece ainda que o Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência, regular e automática, do recurso ao Fundo Municipal de Saúde de Picos, em parcelas mensais, mediante processo autorizativo encaminhado pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

A portaria de nº 564 março/2020 foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (30), e já entra em vigor a partir da data de publicação.

Da Redação
[email protected]