Cidadeverde.com

Picos:testes são feitos para estimar casos e reduzir subnotificação da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de Picos, realiza pesquisa domiciliar acompanhada de testes rápidos para estimar os casos da Covid-19 e reduzir a subnotificação .

A pesquisadora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Ester Miranda, explica que 15 cidades foram escolhidas, e os critérios estabelecidos para que seja realizado o teste.

“Primeiro 15 cidades foram escolhidas, e nessas cidades foi entregue um mapa para os pesquisadores, cada equipe consiste em um pesquisador e um profissional de saúde, o pesquisador fica responsável por de acordo com o mapa, sem citar o que ele já recebeu da região que ele foi alocado. De acordo com o mapa, é selecionado o domicílio e dentro do domicílio uma pessoa é selecionada. O pesquisador é responsável por realizar a entrevista, que é um formulário enquanto o profissional de saúde fica responsável por realizar o teste rápido”, explicou.

Ainda de acordo com Ester Miranda, os critérios de seleção devem ser seguidos de forma que se possa obter dados confiáveis dentro da pesquisa. Ela ainda pede que os selecionados participem, desde que cumpram os critérios estabelecidos.

“A gente observou que as vezes dentro de um domicílio sorteamos uma pessoa, e aquela pessoa se recusa a fazer, pois quer que o seu avô, que tem 80 anos, realize o teste. Mas infelizmente, não podemos aceitar por que vai ferir os critérios de aleatoriedade, que é importante para que a gente tenha dados confiáveis dentro da pesquisa. Por isso, pedimos que todos possa participar de forma efetiva e cumprindo os critérios estabelecidos”, frisou.

Participação do município

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Ionara Holanda, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou profissionais de saúde para coleta e análise dos dados coletados.

“Esse trabalho trata-se de uma pesquisa epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, onde estávamos buscando avaliar a presença de covid-19 na população. Então de uma maneira aleatória, alguns bairros estão sendo visitados para fazer a oferta desses testes rápidos. É um teste que é realizado pelas enfermeiras do município de Picos, então a parceria da Secretaria de Saúde foi através do profissional que está sendo responsável pela coleta e análise dessas informações”, comentou.

Ainda de acordo com Ionara Holanda, a partir desses dados será possível verificar a situação do município em relação ao Covid-19 e adotar as medidas necessárias.

“Vale informar que todos os casos continuam sendo monitorados pelo município, pela Vigilância Epidemiológica, essas informações compõe uma pesquisa maior, os testes realizados nesse momento compõem uma fase da pesquisa, daqui há 15 dias será feita uma nova fase, com 15 dias outra fase de pesquisa com nova realização de testes. Assim nós temos condições de verificar o crescimento ou decrescimento dos casos de Covid-19 na cidade, e tomar providencias sanitárias, tendo em vista a Vigilância Epidemiológica da cidade”, finalizou.

O levantamento está sendo feito pelo Instituto Amostragem, sendo inciado na semana passada e encerrando ainda nesta terça-feira (28).

DaRedação                                                                                                    

 redaçã[email protected]